Procon-SP revela preferências de presentes para o Dia das Mães
Pesquisa aponta itens mais escolhidos e orienta consumidores sobre cuidados nas compras

SBT News
Comemorado há 93 anos no Brasil, o Dia das Mães continua sendo uma das datas mais fortes para o varejo, ao lado do Natal e da Black Friday.
Um levantamento online realizado pelo Procon-SP com 464 participantes, entre os dias 25 de março e 17 de abril, revelou as principais intenções de presentes: itens de perfumaria e autocuidado (11,7%) lideram a preferência, seguidos por vestuário (11,2%) e de calçados, bolsas e acessórios (8,9%).
+ Márcia Lopes diz vai trabalhar com outros ministérios para criar políticas para mulheres
Segundo a pesquisa, 56,9% dos consumidores planejam desembolsar entre R$ 100 e R$500 na escolha do presente. Quando se trata da forma de pagamento, o cartão de crédito aparece como o recurso mais utilizado, seguido por transferências via Pix. Ainda que as lojas virtuais tenham se expandido nos últimos anos, a maioria dos entrevistados demonstra preferência pelas compras presenciais.
O Procon-SP e o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) reforçam a importância da atenção redobrada antes de efetuar qualquer aquisição.
Enquanto o órgão de defesa do consumidor recomenda comparação de preços, análise das condições de parcelamento e responsabilidade no uso do crédito. Já o Ipem-SP alerta para a verificação das etiquetas e especificações técnicas, que devem apresentar informações claras sobre consumo energético e recursos utilizados.