Porto Alegre recebe mais um hospital de campanha do Exército
Local tem capacidade para atender 300 pessoas por dia; Ministério da Saúde envia lote de 300 mil vacinas
Matheus Valêncio
A capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, deu início à operação do segundo hospital de campanha da cidade, na segunda-feira (20), para atender as vítimas dos temporais que devastaram a região.
O centro médico fica na zona leste da capital gaúcha e tem capacidade para atender até 300 pessoas por dia, sem agendamento. O atendimento será realizado das 8h às 20h.
A estrutura do hospital de campanha foi montada ao lado do Pronto Atendimento da Bom Jesus, em parceria entre o Exército Brasileiro e a Secretaria Municipal de Saúde.
Medidas após inundação e vacinas
Já o Ministério da Saúde emitiu uma nota com os cuidados que as pessoas que tiveram contato com a água da enchente devem tomar ao retornar para as casas, depois da inundação. O ideal é que todos os ambientes das casas tomadas pela enchente sejam desinfetados e não é recomendado o consumo de produtos que ficaram submersos, mesmo que sejam não perecíveis e que estivessem embalados.
A preocupação é com o surto de doenças que a tragédia pode causar, sobretudo leptospirose e tétano. Por conta disso, o Ministério enviou uma remessa extra de 300 mil doses de vacinas para várias doenças, incluindo tétano, difteria, hepatites A e B, coqueluche, rotavírus, sarampo, meningite, caxumba, rubéola e raiva.
Também serão fornecidos imunizantes contra picadas de animais peçonhentos, já que há relatos da presença de cobras e aranhas nas casas que foram inundadas.