Por que a rua Direita fica à esquerda da Catedral da Sé? Saiba curiosidades de São Paulo
Capital, que completa 470 anos nesta quinta (25), já elegeu um rinoceronte como vereador e foi bombardeada em 1924
SBT News
A cidade de São Paulo completa 470 anos nesta quinta-feira (25.jan), e para celebrar a data saiba algumas curiosidades do lar de mais de 12,4 milhões de pessoas de mais de 70 nacionalidades diferentes.
+ Aniversário de São Paulo tem shows de Baby do Brasil, Lexa e Naiara Azevedo
+ CPTM, Metrô, Rodízio e mais; veja o que funciona no feriado de SP
Por que a cidade se chama São Paulo?
A Vila foi fundada em 1554 com a construção de um colégio - hoje conhecido como Pateo do Collegio - por doze padres jesuítas. Entre eles, os padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta. O nome veio do fato de que sua inauguração aconteceu em 25 de janeiro, considerado o dia da conversão de Paulo pela igreja católica.
Por que se chama Avenida Paulista e não paulistana?
O idealizador, o engenheiro uruguaio Joaquim Eugênio de Lima (nome de um de suas travessas), decidiu chamá-la de Avenida Paulista em homenagem ao povo das terras de São Paulo. Foi inaugurada em 1891 e, inicialmente, se chamaria Avenida das Acácias, ou Prado de São Paulo. Outra curiosidade: a avenida teve seu nome alterado para Carlos de Campos entre os anos de 1927 e 1930, em homenagem ao ex-governador.
Por que um rinoceronte foi eleito vereador em São Paulo?
Acredite ou não, em 1959, o rinoceronte Cacareco, do Zoológico de São Paulo, foi eleito para o cargo de vereador. Isso aconteceu como uma forma de protesto do povo contra os governantes da época. Teve cerca de 100 mil votos.
+ Há 40 anos, Praça da Sé recebia o primeiro dos grandes comícios pelas Diretas Já
Por que São Paulo é considerada a cidade da pizza no Brasil?
São Paulo é a cidade que mais consome pizzas no Brasil e a segunda cidade que mais consome pizzas no mundo, atrás apenas de Nova York. O estado concentra 57% dos estabelecimentos do País
Por que a ladeira Porto Geral tem esse nome se não tem nenhum porto por perto?
Hoje não há um porto, mas já existiu. A ladeira era o principal caminho para o rio Tamanduateí, e por ali ficava o Porto Geral de São Bento - nomeado assim por sua proximidade com o Mosteiro de São Bento e por receber canoas com mercadorias das fazendas de São Caetano, pertencentes ao mosteiro. O porto se tornou o principal do rio Tamanduateí e desapareceu após a retificação do rio, mas o nome permaneceu.
Por que São Paulo foi bombardeada em 1924?
Foi durante a Revolução de 1924, rebelião que começou com jovens tenentes do exército contra o governo federal. O então presidente Arthur Bernardes cercou a cidade com artilharia pesada do exército, e atacou bairros proletários e fábricas. Mooca, Brás, Belém e Cambuci foram os mais atingidos, causando a morte de milhares de civis e a fuga de quase metade da população da cidade.
Por que o bairro Higienópolis tem esse nome?
O bairro foi inaugurado em 1895 com o nome Boulevard Bouchard, em homenagem à Martinho Bouchard. Mais tarde recebeu o nome de Higienópolis por ser o primeiro da cidade a priorizar o saneamento básico e a higiene doméstica.
Por que a rua Direita fica à esquerda da Catedral da Sé?
Há muitas cidades no Brasil e em Portugal com uma rua chamada 'Direita'. Isso é devido à influência religiosa das igrejas católicas na vida das pessoas, já que elas eram nominadas assim por ficaram sempre à direita da principal igreja.
No entanto, em São Paulo, a Rua Direita fica à esquerda da Catedral da Sé simplesmente porque a referência não é a Sé, e sim a Igreja de Santo Antônio (anterior a 1592) e a já extinta Igreja da Miséricórdia (demolida em 1886). Antigamente a Rua Direita era conhecida como "Direita de Santo Antônio" ou "Direita da Misericórdia".
Por que as feiras de rua são chamadas de livres?
As feiras de rua existem em São Paulo desde 1914. Hoje são quase 900. O termo "feira livre" é porque, no passado, o objetivo era que os produtores pudessem vender diretamente os alimentos, por valores mais baratos já que eram "livres" sem impostos.
Por que o lanche mais famoso de São Paulo tem o nome de outra cidade?
O lanche de Bauru é o 38º melhor do mundo, o único do Brasil e legitimamente paulistano. Mas por que ele tem esse nome? A ideia de sua montagem foi dada pelo então aluno da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, Casimiro Pinto Neto, conhecido como Bauru, em homenagem à cidade do seu nascimento. Em sua composição, o pão francês abraça fatias de rosbife, picles, tomate e queijo derretido.
Por que São Paulo foi conhecida por tanto tempo como terra da garoa?
Pelo clima tropical de altitude. Nas transições entre as estações que marcam esse tipo de clima - versão e inverno - uma intensa garoa costumava cair na cidade. O final da primavera era marcado por esse chuvisco. Atualmente, está condicão praticamenete deixou de existir, por motivos diversos, como as mudanças climáticas e o processo de urbanização.
Em homenagem aos 470 anos de São Paulo, a prefeitura da capital paulista preparou uma lista com mais 30 curiosidades. Confira no site https://cidadedesaopaulo.com/sp470/