CPTM, Metrô, Rodízio e mais; veja o que funciona no feriado de SP
Cidade comemora aniversário de 470 anos nesta quinta-feira

SBT News
A cidade de São Paulo completa 470 anos nesta quinta-feira e tem alterações em serviços públicos, transportes e na área da saúde. Veja o que vai funcionar na cidade:
+ Há 40 anos, Praça da Sé recebia o primeiro dos grandes comícios pelas Diretas Já
+ Aniversário de São Paulo tem shows de Baby do Brasil, Lexa e Naiara Azevedo
Rodízio de veículos
Conforme previsto na legislação, o rodízio de veículos de passeio está suspenso nesta quinta-feira. Na sexta-feira (26), a Prefeitura estendeu a suspensão em razão da redução de circulação dos automóveis nas datas.
No entanto, o deslocamento nas faixas exclusivas de ônibus não será permitido.
Terminais e SPTrans
Haverá tarifa zero no feriado de aniversário de São Paulo, com passagem gratuita de ônibus para a população.
Já o atendimento nos postos de venda em terminais de ônibus e Expresso Tiradentes será das 6h às 22h. Jabaquara, Santana e o Posto Central da SPTrans estarão fechados e voltarão ao atendimento normal na sexta-feira.
CPTM, Metrô e EMTU
As empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão mudanças na oferta de viagens, de acordo com a previsão de demanda menor por conta do feriado municipal. Ainda assim, a operação será monitorada e, se houver necessidade, mais trens serão colocados nas linhas e mais ônibus nas ruas.
Transporte sobre trilhos
As linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô vão operar com frota de feriado entre 4h40 e meia noite desta quinta. A operação será monitorada ininterruptamente e as equipes estarão preparadas para disponibilizar mais trens, de acordo com a demanda. O número de colaboradores será reforçado em estações que atenderão às festividades como São Bento, Carandiru e Tietê da Linha 1-Azul e Anhangabaú da Linha 3-Vermelha.
Ônibus intermunicipais
Por conta do feriado municipal na quinta-feira, as linhas metropolitanas com destino à capital realizarão a programação de sábado. Na sexta-feira, a oferta de viagens será a habitual para um dia útil. A operação será acompanhada pela fiscalização para eventuais ajustes em caso de necessidade. Confira horários e itinerários aqui www.emtu.sp.gov.br.
Saúde
As Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAS) E Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionam normalmente, entre às 7h e 19h. Os locais continuam suas campanhas de vacinação contra Covid-19, poliomielite e multivacinação. Outras unidades de saúde que funcionarão em seus horários comum:
- Hospitais municipais;
- Prontos-socorros municipais;
- Unidades de Pronto Atendimento;
- Centros de Atenção Psicossocial;
- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – 192;
- Laboratório de Emergência Toxicológica;
- Complexo Regulador de Urgência e Emergência;
- Centro de Controle de Intoxicações.
INSS
As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na capital paulista estarão fechadas na próxima quinta-feira. O atendimento volta ao normal na sexta-feira.
Educação, Esporte e Lazer
Os CEUs (Centros Educacionais Unificados) estarão abertos das 8h às 18h e os Centros Esportivos funcionam normalmente nos horários habituais de feriado de cada equipamento.
Parques
Os parques municipais naturais e urbanos vão funcionar normalmente, segundo a Prefeitura.
Assistência Social
Estarão abertos:
Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes, Serviço Especializado de Abordagem Social, Centros de Acolhida, Central de Vagas, Núcleos de Convivência para Pop Rua, Repúblicas, Casa Lar, Instituto de Longa Permanência para Idosos, Residência Inclusiva e Serviço de Alimentação Domiciliar para a Pessoa Idosa.
Bom Prato
Durante o feriado, 14 restaurantes Bom Prato estarão abertos. São eles: 25 de Março, Bom Prato Refeitório Luz, Brás, Guaianases, Itaquera, Lapa, São Mateus, Capão Redondo, Santo Amaro, Limão, Santana, Tucuruvi e Vila Nova Cachoeirinha. No dia 26, o funcionamento de toda a rede Bom Prato retorna ao normal.
Poupatempo
As 12 unidades do Poupatempo da capital paulista estarão fechadas no feriado. Os postos voltam a funcionar normalmente na sexta-feira, com atendimento presencial.
Direitos Humanos e Cidadania
Funcionam normalmente, a Casa da Mulher Brasileira, a Estação Vidas no Centro Júlio Prestes e o Centro de Referência da Criança e do Adolescente. Os Conselhos Tutelares funcionarão em regime de plantão.
+ Região Sul e litoral de SP têm risco de tempestades nesta quinta-feira
+Há 40 anos, Praça da Sé recebia o primeiro dos grandes comícios pelas Diretas Já