Polícia investiga como cabeça de porco foi parar no campo em jogo entre Corinthians e Palmeiras
Jornais da Espanha repercutiram cena e lembraram quando algo semelhante aconteceu no clássico entre Real Madrid e Barcelona
A Polícia Civil de São Paulo investiga como a cabeça de um porco entrou na Neo Química Arena e foi parar dentro do campo no clássico entre entre Corinthians e Palmeiras, válido pelo Campeonato Brasileiro, na noite de segunda-feira (4).
No primeiro tempo, o meio-campista do Palmeiras, Raphael Veiga, se preparava para cobrar escanteio contra o time da casa, quando a cabeça do animal foi lançada por torcedores da arquibancada norte. O atacante corintiano Yuri Alberto foi afastar o resto do porco com um chute, sem saber que se tratava do animal, e disse em entrevista pós-jogo que "quase quebrou o pé".
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, dois torcedores que teriam lançado a cabeça do porco foram identificados e detidos pelo crime de provocação de tumulto. Eles foram encaminhados ao Juizado Especial Criminal, onde assinaram um Termo Circunstanciado (TC), que é um registro de ocorrência para uma infração de menor potencial ofensivo.
No entanto, ainda de acordo com a pasta, a Polícia Civil pediu "imagens das câmeras de segurança ao clube para esclarecer a dinâmica do ocorrido".
Jogo
Com a bola rolando, o Corinthians venceu o Palmeiras por 2x0. Garro abriu o placar com um chute fora da área no canto esquerdo de Weverton, aos 41 do primeiro tempo.
Na segunda etapa, aos 56, Yuri Alberto venceu o goleiro do Palmeiras na corrida, que falhou no gol, e deu números finais para a partida.
Cabeça de porco na Espanha
Em outubro de 2000, o craque português Luis Figo jogava a primeira partida vestindo a camisa do Real Madrid após ser contratado do rival Barcelona, no Camp Nou, casa do ex-time.
Os torcedores do Barça se sentiaram "traídos" pelo jogador depois da transferência que ficou conhecida como a "assinatura do século". Assim como Veiga, Figo foi cobrar um escanteio e recebeu da torcida uma cabeça de porco, mas menor que a jogada por corinthianos.
Os jornais esportivos espanhóis Marca e Sport repercutiram a cena do clássico paulista e lembraram do episódio de Figo, que ficou marcado como o clássico "del leitão".