Planos de saúde lideram as queixas dos consumidores
Atrás dos planos de saúde aparecem as reclamações de serviços financeiros
Gudryan Neufert
Os planos de saúde lideram as queixas dos consumidores, de acordo com a pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), divulgada nesta quarta-feira (13).
A operadora de telemarketing, Andrea Cristiane Araujo Pinto, luta contra um câncer que começou na mama e se espalhou para a coluna e o crânio. Há 3 meses, os médicos receitaram um novo remédio. Uma única dose chega a custar R$ 35 mil, mas o plano se nega a fornecer o medicamento.
"Eles alegam que esse medicamento é experimental, que não está no hall da Anvisa, mas já foi provado que não é experimental", afirma Andrea.
A Justiça já concedeu liminar à paciente e aplicou uma multa diária de R$ 1 mil, se o remédio não for entregue. Mesmo assim, não houve solução.
O caso de Andrea não é isolado. Reclamações contra planos de saúde dispararam e lideram o último levantamento do Idec. Entre as principais queixas, estão os reembolsos de consultas e exames, e o reajuste das mensalidades.
"O reajuste abusivo, que tem sido aplicado na faixa de 30% a 40%, é uma constante. Fora isso, esse problema de reembolso e descredenciamento de hospitais", afirma Igor Marchetti, advogado do Idec.
Atrás dos planos de saúde (29,3%), também há reclamações de serviços financeiros (19,4%), problemas com produtos (9,5%) e telecomunicações (8,2%).