Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) permanece fechado para visitação após novo incêndio
A unidade foi evacuada para atuação de brigadistas e bombeiros no combate às chamas; não há previsão de reabertura
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está fechado para visitação, nesta sexta-feira (27), devido a um novo incêndio que atinge a região, em Alto Paraíso de Goiás (GO). O incêndio começou na tarde da última quarta-feira (25), perto da turística Vila de São Jorge. Nessa quinta (26), a empresa Parquetur, que administra o parque, fechou as operações na unidade e evacuou o local.
Até o momento, cerca de 130 pessoas atuam direta ou indiretamente no combate às chamas. São 54 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), sem contar voluntários. Além de militares, bombeiros de Goiás atuam no trabalho de controle do incêndio com dois aviões e dois helicópteros.
+ Incêndios forçam fechamento de pontos turísticos na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso
Segundo a administração do parque, o foco de atuação está concentrado no combate e monitoramento de focos de queimadas, além de trabalhar em um novo incêndio na região do paralelo 14 e prevenção ao risco de reinício do fogo.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Goiás, as chamas começaram às margens da rodovia que liga a Vila de São Jorge ao município de Alto Paraíso de Goiás. Como medida de segurança, o parque foi fechado ainda na quarta à noite, e alguns turistas precisaram deixar o local. "Os visitantes foram retirados em segurança pela equipe da concessionária Parquetur, incluindo os que estavam na área de acampamento da Sete Quedas", disse a administração do local, em comunicado publicado nas redes sociais.
Os brigadistas conseguiram controlar os focos de incêndio, mas no início da manhã desta quinta (26), houve locais com reinício das chamas, além de novos pontos de fogo. Por essa razão, o parque permanece fechado para atuação de militares e brigadistas. Não há previsão de reabertura.
+ Suspeito é preso por provocar incêndio em área ambiental do Distrito Federal
Incêndios no Parque Nacional da Chapada
Esse é o segundo grande incêndio registrado neste mês de setembro no parque. O último queimou a vegetação por seis dias e foi controlado no dia 11/9. O fogo destruiu mais de 10 mil hectares dentro e fora da área, segundo o ICMBio. Os esforços mobilizaram 121 profissionais, em grupo formado de brigadistas, servidores do Instituto Chico Mendes e do Ibama, além de colaboradores da Aliança da Terra e voluntários. Além disso, foram disponibilizados dois aviões e um helicóptero.
Incêndios no DF
Somente entre esta quinta e sexta, bombeiros do DF atuaram em 76 ocorrências ligadas a incêndios florestais. Para ajudar no combate às chamas, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) passou a utilizar um drone com câmera térmica. O material está em fase final de testes, mas já é utilizado desde a última semana, em apoio a bombeiros em ações para conter o fogo.