Pará é responsável pela produção de 94% do açaí no Brasil
Estado do Norte do país deve encerrar 2023 com 1,7 milhão de toneladas do fruto produzidas
Mayra Leal
O Pará é responsável por 94% de todo o açaí produzido no Brasil, segundo um levantamento de produção agrícola municipal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado deve encerrar 2023 com mais de 1,7 milhão de toneladas de açaí produzidas, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário do Estado.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Só em 2022 foram produzidos quase 1,6 milhão tonelada da fruta, também segundo o IBGE. O fruto com vasta produção no estado da região Norte do país é um dos alimentos mais apreciados no Brasil, mas nos últimos anos, também conquistou o mundo. Segundo o guia online de gastronomia “TasteAtlas”, o açaí está entre as dez frutas melhor avaliadas em todo o mundo.
Em estados fora do Norte do país e no exterior, o açaí é geralmente batido com xarope de guaraná, frutas, açúcar e outros preparos doces, tomado de forma semelhante a um sorvete. Já nos estados da região Norte do país, ele é servido do jeito paraense, com farinha de mandioca, tapioca e acompanha proteínas como peixe, camarão e carne seca.
Com a maior demanda por açaí, alguns empresários de redes de restaurantes começaram a produzir o fruto. É o caso de Nazareno Alves, que após começar um negócio na garagem de casa, conseguiu crescer e para suprir a própria demanda, começou a produzir açaí.
“O desafio ele é grande porque o planeta, o mundo, as pessoas estão ficando dependentes desse produto que a gente tanto ama e começou a faltar muito o fruto devido o alto consumo dos batedores artesanais, das indústrias e eu fui obrigado mesmo a plantar o açaí para realmente eu me manter no mercado”, disse.