Seis municípios de Santa Catarina decretam estado de emergência após temporais
Cidade de Luiz Alves, no Vale do Itajaí, foi a mais atingida. Na região, o volume de chuva ultrapassou o esperado para todo o mês de novembro
SBT News
A formação de um ciclone extratropical entre o Sul e o Sudeste do Brasil fez com que fortes temporais atingissem diversos municípios de Santa Catarina ao longo da segunda-feira (24), causando alagamentos e destruição. A cidade de Luiz Alves, no Vale do Itajaí, foi a mais atingida.
Segundo a Defesa Civil do estado, o municipio registrou 180,2 mm de chuva em 24 horas, mais do que o volume esperado para todo o mês de novembro. O temporal provocou deslizamentos e subiu o nível do rio, deixando moradores ilhados em diferentes regiões da cidade. Ao menos 26 pessoas precisaram ser resgatadas por equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC)
Além da chuva volumosa em Luiz Alves, os municípios de Massaranduba, Balneário Barra do Sul, Araquari e São Francisco do Sul também registraram o acumulado esperado para o mês de novembro em menos de 24 horas.
Em Massaranduba, onde os acumulados chegaram a quase 130mm, foram registrados pontos de alagamentos em diversas ruas e duas escolas estaduais precisaram ser evacuadas.
Ao menos seis cidades decretaram estado de emergência. São elas: São João do Itaperiú, Luiz Alves,Balneário Barra do Sul,Petrolândia, Lontras e Ibirama
Maiores volumes de chuva em 24 horas
- Luiz Alves – 180,2 mm
- Balneário Barra do Sul – 159,8 mm
- Araquari – 149,8 mm
- São Francisco do Sul – 140,6 mm
- Massaranduba – 127,8 mm
- Itapoá – 123,4 mm
- São João do Itaperiú – 109,6 mm
- Schroeder – 96,2 mm
- Jaraguá do Sul – 84,4 mm
- Guaramirim – 80,6 mm







