Mulheres Inspiradoras celebra 10 anos com edição especial na Amazônia e lança hub feminino para a COP30
Evento em Belém reuniu lideranças de todo o país e marcou o lançamento do Mulheres Inspiradoras Hub COP30

Ariane Ueda
O Mulheres Inspiradoras do Ano, considerada a maior premiação de alta liderança feminina do país, celebrou seus 10 anos com uma edição especial na Amazônia, realizada no último domingo (9), no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, em Belém (PA).
O evento reuniu lideranças femininas de impacto da região e de todo o Brasil, e marcou o lançamento do Mulheres Inspiradoras Hub COP30, que deve transformar Belém, entre esta segunda (10) e quarta-feira (12), no maior ecossistema de mulheres durante a conferência climática.
“Escolhi Belém para celebrar os 10 anos do Mulheres Inspiradoras porque voltar à minha terra é simbólico", disse a paraense Geovana Quadros, idealizadora do evento. "A Amazônia representa a minha origem e tudo o que eu acredito. Esta edição foi sobre amplificar vozes e mostrar ao Brasil e ao mundo o poder feminino que nasce da Amazônia.”
Protagonismo feminino amazônico em destaque
A cerimônia homenageou mulheres que vêm transformando a Amazônia e o Brasil em áreas como negócios, políticas públicas, inovação e sustentabilidade.
Entre as homenageadas estavam Gaby Amarantos, Priscila Tapajowara, a ministra das Mulheres Márcia Lopes, Ana Carol Querino (ONU Mulheres), Pajé Zeneida Lima, Daniela Grelin (Pacto Global), Tarciana Medeiros (Banco do Brasil) e Irmã Henriqueta Cavalcante.
"O Pará vive um momento único, e ver as mulheres amazônidas sendo reconhecidas em um palco nacional é motivo de muito orgulho”, destacou Rose Maiorana, presidente do Mulheres Inspiradoras Pará e anfitriã da edição.
Já Ruth Helena Lima, executiva do Banco da Amazônia, reforçou que “o movimento simboliza um novo tempo, em que o protagonismo feminino é essencial para um desenvolvimento mais justo e inclusivo”.
Mulheres Inspiradoras Hub COP30
Com o tema “Mulheres no Comando da Nova Economia Regenerativa”, o Hub COP30 reúne lideranças empresariais, políticas e sociais do Brasil e do exterior para debater Gênero e ESG, Finanças Verdes, Inovação Climática e Educação para o Futuro.
A participação é gratuita. É preciso fazer inscrição no site mulheresinspiradoras.com/cop30 e conta com três eixos principais:
- COP30 e Transição Verde com recorte de gênero;
- Nova Economia, Inovação e Poder Econômico Feminino;
- Amazônia, Geopolítica e Governança Global.








