Publicidade
Brasil

Morre advogado que pediu impeachment de Collor

Jurista Marcello Lavenère teve uma trajetória marcada pelas causas sociais

Imagem da noticia Morre advogado que pediu impeachment de Collor
Lula Marques/Agência Brasil
Publicidade

Morreu neste domingo (12), em Brasília, o jurista Marcello Lavenère Machado, aos 86 anos. Advogado alagoano que atuava fortemente nas causas sociais, ele ganhou fama quando assinou o pedido de impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, em 1992.

Na época, ele era presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e se tornou membro vitalício da entidade, motivo pelo qual as seccionais da OAB emitiram nota de pesar, destacando o papel de Lavenère na defesa da democracia, da justiça social e dos direitos humanos.

+ Bolsonaro vai apresentar convite da posse de Trump a Moraes, diz advogado

Em nota publicada no X, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte do jurista e lembrou dele como "sempre atuante na defesa da democracia e da justiça social", além de ter se dedicado "à luta pela reparação às vítimas da ditadura".

Trajetória de luta pelos DH

Marcello Lavenère presidiu a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, entre 2003 e 2007, e se dedicou à análise das reparações às vítimas da ditadura militar, em atuação pelos direitos dos perseguidos políticos.

O velório e a cremação estão marcados para segunda-feira (13), em Brasília. O jurista deixa esposa, seis filhos, 15 netos e sete bisnetos.

Publicidade

Assuntos relacionados

Advogado
Direitos Humanos
Morte
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade