Brasil

Morre funcionário que teve 60% do corpo queimado em explosão em prédio de ministérios

Raimundo Nonato do Nascimento Chaves, 52 anos, fazia manutenção em quadro de iluminação quando subestação de energia pegou fogo

Imagem da noticia Morre funcionário que teve 60% do corpo queimado em explosão em prédio de ministérios
Incêndio no Ministério da Igualdade Racial | Reprodução
Publicidade

O funcionário que teve 60% do corpo queimado após uma explosão em uma subestação de energia de um prédio que abriga seis ministérios, em Brasília, na manhã de terça-feira (25), morreu nesta sexta-feira (28). Raimundo Nonato do Nascimento Chaves, 52 anos, era técnico da Diamante Engenharia, terceirizada da CEB Ipes (Companhia Energética de Brasília - Iluminação Pública e Serviços).

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Raimundo realizava manutenção em um quadro de iluminação pública, que fica dentro da subestação do Ministério da Igualdade Racial e é de uso compartilhado com a distribuidora de energia, quando houve uma explosão.

O trabalhador utilizava uniforme antichamas e todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) recomendados, segundo a CEB Ipes, mas sofreu queimaduras no tórax, braços, pernas e vias aéreas. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), em estado grave, e morreu nesta sexta-feira.

Dois funcionários que também estavam na subestação e quatro pessoas que estavam dentro do prédio foram hospitalizados com sinais de intoxicação por inalação de fumaça.

A Diamante Engenharia e a CEB Ipes lamentaram a morte de Raimundo Nonato. O Ministério da Igualdade Racial e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, duas das pastas instaladas no prédio, também se pronunciaram (leia as notas na íntegra abaixo).

Explosão em prédio de ministérios

A explosão atingiu a subestação de energia do Ministério da Igualdade Racial na manhã da última terça-feira (25), localizada no lado oeste externo do Bloco C da Esplanada dos Ministérios, no centro de Brasília.

Incêndio no Ministério da Igualdade Racial, em Brasília | Reprodução
Incêndio no Ministério da Igualdade Racial, em Brasília | Reprodução

Por causa da explosão, uma grande quantidade de fumaça invadiu o interior do prédio que abriga, além do MIR, outros cinco ministérios: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Ministério das Mulheres e Ministério dos Povos Indígenas.

O edifício precisou ser totalmente evacuado. Várias pessoas que ainda deixavam o prédio acabaram inalando fumaça. Sete vítimas foram encaminhadas ao hospital – entre elas, Raimundo Nonato – e outras 20 pessoas precisaram receber atendimento médico no local.

Prédio do MIR também abriga equipes de outras pastas | Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Prédio do MIR também abriga equipes de outras pastas | Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Leia nota da CEB Ipes na íntegra:

A CEB IPes lamenta o falecimento do colaborador da empresa Diamante Engenharia, ocorrido após um acidente durante atividade de manutenção na rede de iluminação pública, nas proximidades do Ministério da Igualdade Racial.

A CEB Ipes se solidariza com os familiares, amigos e colegas neste momento de dor, expressando sinceros sentimentos pela perda

A Companhia adota rigorosos padrões de segurança e exige que todos os procedimentos e equipamentos necessários à proteção dos trabalhadores sejam rigorosamente cumpridos e utilizados pelas prestadoras de serviço.

A CEB IPes acompanha as apurações conduzidas pelas autoridades competentes e pela prestadora de serviço.

Leia nota da Diamante Engenharia na íntegra:

A Diamante Engenharia lamenta profundamente o falecimento do colaborador que sofreu acidente durante uma intervenção de manutenção na rede de iluminação pública, nas proximidades do Ministério da Igualdade Racial.

A empresa se solidariza com familiares, amigos e colegas neste momento de grande tristeza, prestando todo o apoio necessário à família.

A Diamante Engenharia colabora com as autoridades para o esclarecimento do ocorrido e reafirma seu compromisso com a segurança e o respeito à vida dos profissionais.

Leia nota do Ministério da Gestão e Inovação na íntegra:

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) manifesta profundo pesar pelo falecimento de Raimundo Nonato do Nascimento Chaves, 52 anos, técnico da CEB Ipes. Ele foi ferido na manhã da última terça-feira, 25 de novembro, após a explosão ocorrida na subestação de energia situada no lado oeste externo do Bloco C — estrutura de propriedade das distribuidoras de energia elétrica Neoenergia e CEB Ipes na Esplanada dos Ministérios.

Expressamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho neste momento de grande dor. O MGI reforça seu compromisso com a segurança e o cuidado com todos os profissionais que atuam no entorno e no interior das edificações públicas sob sua gestão, e acompanhará os desdobramentos oficiais relativos ao incidente, colaborando com as autoridades competentes no que for necessário.

Leia nota do Ministério da Igualdade Racial na íntegra:

O Ministério da Igualdade Racial manifesta enorme pesar pelo falecimento do trabalhador Raimundo Nonato do Nascimento Chaves, em decorrência dos ferimentos da explosão de uma subestação de energia, acontecida na última terça-feira (25) ao lado do Bloco C.

Ele trabalhava na manutenção da subestação de energia de propriedade compartilhada pela Neoenergia e CEB Ipes quando o equipamento explodiu.

Nosso profundo sentimento de solidariedade a amigos e familiares de Raimundo neste momento de dor.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade