Publicidade
Brasil

MEC divulga lista de espera das vagas remanescentes do Fies

Nova seleção visa completar as 67 mil vagas ofertadas na primeira edição do programa em 2025; veja onde consultar

Imagem da noticia MEC divulga lista de espera das vagas remanescentes do Fies
Fies é um programa que financia parte das mensalidades do estudante em universidades privadas | Agência Brasil
Publicidade

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado da lista de espera das vagas remanescentes do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao primeiro semestre de 2025. A consulta pode ser feita por meio do Portal Único de Acesso até o dia 22 de maio.

As vagas remanescentes referem-se às oportunidades de financiamento que não foram preenchidas durante as etapas regulares de seleção do Fies. Elas são destinadas aos estudantes que tenham condições de atingir a frequência mínima exigida para concluir o primeiro semestre letivo de 2025 na opção de curso, turno e local de oferta para os quais se inscreveram.  

Caso seja selecionado, o candidato deverá comparecer, em até dois dias úteis, à universidade a qual foi escolhido para comprovar as informações cadastradas no ato da inscrição. Em seguida, é preciso validar as informações junto a um agente financeiro, como a Caixa Econômica Federal, em até 10 dias. Quando aprovado, o selecionado deverá formalizar o financiamento.

O que é o Fies?

O Fies é um programa que financia parte das mensalidades do estudante em instituições de ensino superior privadas. O crédito, que deve ser quitado após a formatura, pode cobrir de 50% (bolsa parcial) até 100% (bolsa integral) do curso, dependendo da renda familiar do estudante. Para a primeira edição de 2025, o Fies está ofertando 67,3 mil vagas em universidades por todo o Brasil.

Desde o ano passado, o programa conta com novas regras. Entre elas está a reserva de 50% das vagas para estudantes inscritos no CadÚnico que possuam renda familiar per capita de até meio salário-mínimo. Para esses estudantes, do chamado Fies Social, será permitido um financiamento de até 100% dos encargos educacionais.

O mesmo é válido para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Neste caso, no entanto, as vagas serão reservadas conforme a proporção da população na unidade federativa onde está instalada a instituição de ensino, tendo como base o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Publicidade

Assuntos relacionados

Fies
MEC
Educação
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade