Justiça decreta prisão preventiva de pai que matou filho após jogá-lo de ponte no Rio Grande do Sul
Crime teria ocorrido para se vingar da ex-esposa; Thiago Felber foi indiciado por homicídio qualificado e tentativa de homicídio qualificado

Derick Toda
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul converteu a prisão temporária em preventiva de Thiago Felber, pai que matou o próprio filho de cinco anos após jogá-lo de uma ponte, na cidade de São Gabriel. A Justiça aceitou o pedido de conversão da Polícia Civil, na sexta-feira (25), e a informação foi confirmada nesta segunda-feira (28).
Thiago teria cometido o crime para se vingar da ex-esposa. Ele mandou uma mensagem de áudio para a prima da mãe do pequeno Theo após o assassinato, que ocorreu em março deste ano.
“Viu, guria, seje [sic] forte. Fiz uma loucurinha agora, tá? Guenta [sic] o coração agora para o resto da vida. Atirei o Théo lá embaixo da ponte agora”, disse Thiago Felber.
Na visão da juíza Liz Grachten, da Vara Criminal de São Gabriel, a liberdade de Thiago traz perigo à sociedade, o que fez com que ele responda o processo judicial atrás das grades.
+ Acidente entre ônibus e carreta deixa três mortos no Espírito Santo; mais de 20 ficaram feridos
"O perigo gerado pelo estado de liberdade do indiciado decorre da elevada gravidade concreta do fato, tendo em vista que o investigado jogou o próprio filho, criança de apenas cinco anos, de uma ponte de aproximadamente 15 metros de altura, causando a morte do infante, para se vingar da ex-mulher, por não aceitar a separação", destacou a juíza.
"O modo como o crime foi praticado, as circunstâncias e o motivo são extremamente graves, desbordando a gravidade em abstrato do delito", completou.
O pai havia sido indiciado, na última segunda-feira (21), por homicídio qualificado e tentativa de homicídio qualificada. Um dia antes de jogar Theo da ponte, Thiago havia tentado matá-lo sufocado.
Relembre o caso

Segundo relatado à polícia, o casal estava separado há alguns meses. O menino Theo morava com a mãe e estava passando uns dias na casa do pai, que fazia aniversário.
+ Comerciante morre atropelado por motociclista sem habilitação no RJ
Em depoimento, Thiago confessou o crime, dizendo que a motivação teria relação com o término do relacionamento com a mãe. Contou, ainda, que já teria ligado para a ex-companheira ameaçando matar a criança.
Thiago foi levado para a Polícia Civil. Enquanto isso, equipes de resgate foram até o rio Vacacaí, no bairro Bonfim, em São Gabriel. O corpo de Théo foi localizado e encaminhado para o Instituto Geral de Perícias de Santa Maria.