Itajaí homenageia Ice, o primeiro cão guarda-vidas do Brasil
Estátua foi inaugurada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina entre a praia da Atalaia e o Bico do Papagaio
S
C
SBT News, com informações da SCC10
05/10/2025, 18:39 • Atualizado em 05/10/2025, 18:39
compartilhar
Foto: reprodução/Redes sociais
Ice, o primeiro cão guarda-vidas do Brasil, ganhou um monumento em Itajaí. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) inaugurou na última sexta-feira (3) a estátua, próximo ao passeio público, na Praça do Mima, entre a praia da Atalaia e o Bico do Papagaio.
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
O Labrador retriever, morreu em setembro de 2024, deixou um legado histórico de mais de uma década de serviços prestados em ocorrências de salvamento, prevenções aquáticas e trabalhos sociais.
Itajaí foi escolhida porque é a terra natal do 3º Sargento Evandro Amorin, condutor de Ice durante a atuação do animal no CBMSC.
A obra foi feita pelo escultor Walmir Binhotti, que também é autor do monumento A Chegada – L’arrivo, em homenagem aos 150 anos da imigração italiana, inaugurado em junho deste ano na Praça Almirante Tamandaré, onde está o prédio da antiga alfândega.
Nascido em 9 de setembro de 2009, Ice foi selecionado ainda filhote para integrar o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Ao lado do sargento Amorim, formou uma parceria de 15 anos marcada por coragem, disciplina e dedicação ao serviço público.
Reconhecido pelo RankBrasil como o primeiro cão guarda-vidas do país, Ice atuou entre 2017 e 2019 na praia de Cabeçudas, em Itajaí, auxiliando em resgates e ações de prevenção de afogamentos.
Durante sua carreira, participou de mais de 100 ocorrências de busca e salvamento, conquistando certificações internacionais da Organização Internacional de Cães de Busca e Resgate (IRO/ONU) — com uma das maiores pontuações da América Latina.
Ice também foi o primeiro cão a atuar na tragédia de Mariana (MG), em 2015, ajudando na localização de vítimas após o rompimento da barragem.
Fora das operações, participou de projetos de Terapia Assistida por Animais (TAA), levando conforto e estímulo a pacientes da APAE de Itajaí e do Hospital Marieta Konder Bornhausen.
O labrador morreu em 2 de setembro de 2024, aos 14 anos, pouco antes de completar 15, deixando descendentes que seguem atuando em corporações de busca e resgate no Brasil.
Itajaí homenageia Ice, o primeiro cão guarda-vidas do Brasil Estátua foi inaugurada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina entre a praia da Atalaia e o Bico do PapagaioBrasil2025-10-05T18:39:20.884ZIce, o primeiro cão guarda-vidas do Brasil, ganhou um monumento em Itajaí. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) inaugurou na última sexta-feira (3) a estátua, próximo ao passeio público, na Praça do Mima, entre a praia da Atalaia e o Bico do Papagaio. O Labrador retriever, morreu em setembro de 2024, deixou um legado histórico de mais de uma década de serviços prestados em ocorrências de salvamento, prevenções aquáticas e trabalhos sociais. Itajaí foi escolhida porque é a terra natal do 3º Sargento Evandro Amorin, condutor de Ice durante a atuação do animal no CBMSC. A obra foi feita pelo escultor Walmir Binhotti, que também é autor do monumento A Chegada – L’arrivo, em homenagem aos 150 anos da imigração italiana, inaugurado em junho deste ano na Praça Almirante Tamandaré, onde está o prédio da antiga alfândega. A trajetória de Ice Nascido em 9 de setembro de 2009, Ice foi selecionado ainda filhote para integrar o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Ao lado do sargento Amorim, formou uma parceria de 15 anos marcada por coragem, disciplina e dedicação ao serviço público. Reconhecido pelo RankBrasil como o primeiro cão guarda-vidas do país, Ice atuou entre 2017 e 2019 na praia de Cabeçudas, em Itajaí, auxiliando em resgates e ações de prevenção de afogamentos. Durante sua carreira, participou de mais de 100 ocorrências de busca e salvamento, conquistando certificações internacionais da Organização Internacional de Cães de Busca e Resgate (IRO/ONU) — com uma das maiores pontuações da América Latina. Ice também foi o primeiro cão a atuar na tragédia de Mariana (MG), em 2015, ajudando na localização de vítimas após o rompimento da barragem. Fora das operações, participou de projetos de Terapia Assistida por Animais (TAA), levando conforto e estímulo a pacientes da APAE de Itajaí e do Hospital Marieta Konder Bornhausen. O labrador morreu em 2 de setembro de 2024, aos 14 anos, pouco antes de completar 15, deixando descendentes que seguem atuando em corporações de busca e resgate no Brasil. São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/brasil/itajai-homenageia-ice-o-primeiro-cao-guarda-vidas-do-brasil-com-monumento-na-orla
FAB prepara um novo voo para este sábado (27) com com envio de hospital de campanha; equipes de outros países também chegam ao país para apoiar os resgates