Inscrições para o Revalida começam nesta sexta-feira (7)
As provas serão aplicadas nos dias 20 e 21 de julho

Antonio Souza
As inscrições para a segunda etapa do Revalida (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira) começam nesta sexta-feira (7). Os classificados da primeira edição de 2024 terão até o dia 11 de junho para se inscrever no Sistema Revalida.
Ao fazer a inscrição, o participante deve indicar a cidade onde deseja realizar a prova, além de solicitar atendimento especializado e tratamento pelo nome social. Após o pagamento, o cartão de confirmação será expedido até 12 de julho.
O valor da taxa de inscrição é R$ 4.106 e o pagamento deve ser feito até 13 de junho, em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. Ele pode ser feito através de PIX, cartão de crédito e transferência.
As provas serão aplicadas nos dias 20 e 21 de julho. Nesta etapa, os candidatos precisam atingir no mínimo 64,277 de 100 pontos.
O que é Revalida?
O Revalida é o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos, um processo realizado no Brasil para validar diplomas de médicos estrangeiros ou de brasileiros que obtiveram seus diplomas no exterior. Ele é administrado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal do Ceará (UFC).
O Revalida é composto por duas etapas: uma prova escrita, que avalia conhecimentos teóricos em medicina, e uma prova prática, que avalia as habilidades clínicas e práticas dos candidatos. Os médicos que obtêm aprovação no Revalida estão aptos a exercer a medicina no Brasil, desde que também atendam a outros requisitos exigidos pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) do estado onde desejam trabalhar.