Publicidade
Brasil

Inep aplica neste domingo provas do Encceja e do Revalida

Quase 900 mil pessoas buscam certificado de ensino médio ou fundamental e validação de diploma estrangeiro para médicos

Imagem da noticia Inep aplica neste domingo provas do Encceja e do Revalida
provas encceja
Publicidade

Estudantes de todo o Brasil fazem neste domingo (25) as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024. Ao todo, 895.512 pessoas estão inscritas, das quais 754.267 (84,23%), buscam a certificação para o ensino médio, e 141.245 (15,77%), a do ensino fundamental.

+ Fumaça, casas evacuadas e aeroportos fechados: 46 cidades de SP estão em situação de emergência para queimadas

O Encceja é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2002 para avaliar o conhecimento e as habilidades de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio na idade considerada apropriada para cada etapa do ensino. O exame é a oportunidade de estes estudantes terem o certificado.

Resultados

Os resultados do Encceja são utilizados pelas secretarias de Educação e institutos federais como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio.

+ Brasileiro de 19 anos desenvolve tradutor de Libras e conquista bronze na China

Revalida

O Inep também aplica neste domingo as provas da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2024/2. Os exames ocorrem em nove cidades brasileiras: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

“O objetivo é avaliar habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS)”, informou.

Segundo o Inep, o exame aborda as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

Publicidade

Assuntos relacionados

Educação
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade