Homem é preso por dirigir bêbado em faixa exclusiva de ônibus no Rio
Motorista tentou fugir após ser abordado por agentes e foi levado à delegacia, onde foi constatado consumo de álcool

Cristiano Barbosa Lima
Um homem foi preso na Zona Oeste do Rio de Janeiro após ser flagrado dirigindo um carro na faixa exclusiva dos ônibus do BRT. As imagens registradas pelas câmeras de segurança da Mobi Rio mostram o momento em que o veículo preto invade a pista exclusiva e colide contra a mureta que separa as faixas.
Agentes do programa BRT Seguro abordaram imediatamente o condutor, que ignorou a abordagem e tentou fugir. Mais à frente, ele foi parado novamente. Ao sair do carro, foi possível perceber que o motorista apresentava sinais de alteração. Ele foi conduzido à Delegacia da Taquara, em Jacarepaguá, também na Zona Oeste.
O caso aconteceu na última segunda-feira (25) na estação Morro do Outeiro. No mesmo dia, o condutor foi levado ao Instituto Médico-Legal (IML), onde exames confirmaram o consumo de álcool.
Casos semelhantes têm se tornado cada vez mais frequentes na cidade.
Estudante morre atropelada por carro oficial do governo
No último dia 25, um outro caso envolvendo imprudência no trânsito chocou a população. A estudante Fernanda Vitória Cavalcante Alves, de 17 anos, morreu ao ser atropelada por um carro oficial da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio.
Ela havia acabado de sair da escola e, ao atravessar a via, não percebeu a aproximação do veículo. O motorista, Marco André Pinho Vargas, relatou que tentou buzinar e frear, mas não conseguiu evitar o atropelamento. Imagens mostram que o carro estava em velocidade acima do permitido.
O governador Cláudio Castro lamentou o ocorrido e determinou a exoneração do motorista, que irá responder por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.
Regras para circulação na faixa exclusiva do BRT
De acordo com o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro, apenas alguns veículos podem circular na faixa exclusiva do BRT. São eles:
- Veículos de socorro a incêndio e salvamento;
- Ambulâncias;
- Carros de polícia;
- Veículos de fiscalização e operação de trânsito.
Esses veículos só podem utilizar a pista do BRT quando estiverem em serviço de urgência, policiamento ostensivo ou preservação da ordem pública. Trafegar indevidamente na faixa exclusiva é uma infração gravíssima, sujeita a penalidades.