Dia mundial do animal que mais mata no mundo... Você sabe qual é?
Mais de 1 milhão de pessoas morrem todos os anos vítimas de doenças provocadas por este inseto
Gabriel Sponton
Nesta terça-feira, dia 20 de agosto, é celebrado o Dia Mundial do Mosquito, o animal que mais mata no mundo. Ele é responsável por transmitir diversas doenças a seres humanos, como a febre amarela, dengue, chikungunya, zika, malária e a mais recente febre oropouche.
++
Segundo a organização World Mosquito Program (WMP), — Programa Mundial do Mosquito em tradução livre — mais de 1 milhão de pessoas morrem, anualmente, vítimas de doenças transmitidas por mosquitos e outras 700 milhões são infectadas todos os anos.
Em 2024, a dengue, por exemplo, registrou recorde de casos no mundo, com mais de 11 milhões de notificações em 80 países. Ao final de julho, mais de 24 mil casos graves da doença foram reportados.
A febre oropouche, que tem levantado o alerta em especialistas da saúde, também pode ser transmitida por um mosquito. Somente neste ano, mais de 7 mil casos da doença já foram registrados no Brasil.
Dia Mundial do Mosquito
O médico britânico Ronald Ross descobriu, em 20 de agosto de 1897, que a picada do mosquito-prego fêmea (Anopheles) infectado transmitia malária — descoberta que lhe rendeu um Prêmio Nobel de Medicina em 1902.
Deste então, o mundo celebra a data como uma oportunidade de reforçar o alerta sobre os perigos do animal e métodos de prevenção eficazes contra os mosquitos, como o uso de repelentes, controle da circulação, entre outros.
Contudo, vale ressaltar que, apesar de transmitir diversas doenças, as mais de 2,5 mil espécies de mosquitos no mundo têm uma vasta importância para o equilíbrio ambiental e da biodiversidade, atuando como agentes polinizadores e por estarem inseridos em cadeias alimentares, servindo de alimento para outras espécies.