Governo reconhece situação de emergência por chuvas em sete cidades do Rio de Janeiro
Duque de Caxias e Nilópolis estão entre os municípios contemplados; mudança direciona parte dos encaminhamentos do governo ao estado
Lis Cappi
O governo federal considerou que sete cidades do Rio de Janeiro estão em situação de emergência após o impacto das chuvas. A lista foi atualizada nesta terça-feira (16) pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Entre os nomes que fazem parte da mudança está a própria cidade do Rio de Janeiro e outros locais da Baixada Fluminense. Veja lista:
- Rio de Janeiro (cidade)
- Belford Roxo
- São João de Meriti
- Nova Iguaçu
- Duque de Caxias
- Mesquita
- Nilópolis
A indicação de que os locais estão em situação emergencial foi oficializada no Diário Oficial da União, e fazem parte das ações para envio de recursos. A antecipação do Bolsa Família para beneficiários que foram afetados pelas chuvas, por exemplo, será feita de acordo com as cidades que estão em emergência.
+ Governo vai antecipar pagamento do Bolsa Família para afetados por chuvas no Rio
O movimento vem após temporais deixarem ao menos 12 mortos no estado. Alguns bairros da Baixada Fluminense seguem debaixo d’água até esta terça-feira. Desde o início das chuvas, no sábado, bombeiros foram acionados para socorrer mais de 300 pessoas.
Mais cedo, o governador do estado, Cláudio Castro (PL), anunciou um plano de ação para atender demandas das cidades afetadas. Ele também fez um pedido para mais recursos ao Rio de Janeiro, pelo Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC).
Na ocasião, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, afirmou que o governo federal irá conceder apoio para reconstrução dos locais. "Não faltará o apoio do governo federal para a reconstrução do Rio de Janeiro, para o plano desenvolvido pelo governo do estado, baseado nas necessidades de cada município. Viemos aqui para ouvir a todos, para assistir à comunidade", disse.