Publicidade
Brasil

Governo e UnB lançam Observatório de Desaparecimento de Pessoas no Brasil

Plataforma vai reunir dados sobre desaparecidos em todas as regiões do país

• Atualizado em
Publicidade

O governo federal e a Universidade de Brasília (UnB) lançaram nesta sexta-feira (28) o Observatório de Desaparecimento de Pessoas no Brasil, iniciativa que busca reunir e analisar informações sobre casos registrados em todas as regiões do país.

Segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, apenas em 2024, mais de 66 mil pessoas desapareceram no Brasil, a maioria crianças e adolescentes. No mesmo período, cerca de 43 mil foram encontradas. A cada dia, aproximadamente 211 boletins de ocorrência são registrados no país por desaparecimento.

+ Pai de adolescente atropelado após suposta briga na escola diz que filho teme sair de casa

Diante desse cenário, o Ministério dos Direitos Humanos e a Universidade de Brasília criaram o Observatório de Desaparecimento de Pessoas. O projeto busca entender as razões por trás desses desaparecimentos e traçar estratégias para enfrentá-los.

"É algo que precisa ser enfrentado através de políticas públicas, de legislação, de ação social. E pra que seja um enfrentamento eficaz, é preciso que haja pesquisas que possam entender as circunstâncias, quem desaparece, em que circunstâncias e quais são as consequências do desaparecimento", explica Simone Rodrigues Pinto, professora da UnB e coordenadora do projeto.

Publicidade

Assuntos relacionados

Desaparecimento
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade