Governo deve antecipar 13º de aposentados do INSS, diz secretário
Em entrevista, Rogério Ceron disse que discussão gira em torno do mês da antecipação

Yumi Kuwano
O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, disse, nesta quinta-feira (27), que o governo federal deve antecipar o 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS.
Segundo ele, a decisão ainda não foi confirmada, mas deve sair nos próximos dias. O principal ponto avaliado é se a antecipação será feita de abril a maio ou de maio a junho.
A declaração foi dada no evento em que Ceron apresentou o resultado das contas do governo em fevereiro de 2025, que teve déficit de R$ 31,7 bilhões.
“A decisão final obviamente vai ser tomada pelos ministros e pelo Presidente da República, mas a discussão está tendendo mais a ser de qual a janela do que fazer ou não [a antecipação]”, disse Ceron a jornalistas.
O 13º salário é um benefício adicional concedido anualmente aos aposentados e pensionistas do INSS, pago tradicionalmente no segundo semestre, mas vem sendo antecipado nos últimos anos. Se o decreto for assinado por Lula, esse será o sexto ano em que o 13º do INSS é antecipado para o primeiro semestre.
O valor, assim como o benefício pago a trabalhadores, é dividido em duas parcelas.