Fumaça de queimadas encobre vários bairros de Belém
Nas últimas 24 horas, foram registrados 774 focos de incêndio no Pará
SBT Brasil
Moradores de Belém foram surpreendidos, neste sábado (30), por uma densa fumaça que encobriu vários bairros da capital paraense. O forte odor de queimado já era perceptível desde a noite de sexta-feira (29), segundo relatos, e se intensificou nas primeiras horas do dia.
A origem da fumaça está a cerca de 80 quilômetros do centro de Belém, na Ilha de Mosqueiro. Ainda descontrolado, o fogo que atinge a região de mata tem avançado em direção às casas e assustado os moradores da comunidade. Bombeiros também atuam para conter as chamas na área de floresta do distrito de Outeiro.
Só nas últimas 24 horas, foram registrados 774 focos de incêndio no Pará, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe. O número representa 45,2% de todas as queimadas registradas no país. O estado também concentra 16 das 20 cidades brasileiras com mais focos de incêndio.
A situação é mais crítica na cidade de Santarém. Por causa da baixa da visibilidade, provocada pela fumaça, o aeroporto precisou ser fechado e os voos foram suspensos por mais de uma hora. A cidade está em situação de emergência ambiental e as queimadas, para qualquer finalidade, estão proibidas.