Brasil

Fies 2026: MEC divulga lista de pré-selecionados do 1º semestre

Edição conta com mais de 67 mil vagas em 1,4 mil instituições privadas de ensino superior

Imagem da noticia Fies 2026: MEC divulga lista de pré-selecionados do 1º semestre
Fies é um programa que financia parte das mensalidades do estudante em universidades privadas | Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na quinta-feira (19), o resultado da chamada única do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao processo seletivo do primeiro semestre de 2026. A consulta pode ser feita por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Caso selecionado, o estudante terá de 20 a 24 de fevereiro para complementar as informações da inscrição. Depois, deverá comprovar, em até cinco dias úteis, as informações junto à universidade a qual foi escolhido. Em seguida, é preciso validar as informações junto a um agente financeiro, como a Caixa Econômica Federal, para formalizar o financiamento.

Aqueles que não foram aprovados na chamada única estão automaticamente na lista de espera. Segundo o MEC, a convocação será feita entre 26 de fevereiro e 10 de abril.

Ao todo, a edição do Fies do primeiro semestre disponibiliza 67,3 mil vagas em 1.421 universidades privadas do país, para 19,8 mil cursos. Os três estados com maior oferta são: São Paulo, com 11.557 vagas, Bahia, com 7.428, e Minas Gerais, com 6.974. Rio de Janeiro (4.219) e Ceará (4.128) completam o top 5 do ranking.

O que é o Fies?

O Fies é um programa que financia parte das mensalidades do estudante em universidades privadas. O crédito, que deve ser quitado após a formatura, pode cobrir de 50% (bolsa parcial) até 100% (bolsa integral) do curso, dependendo da renda familiar do estudante.

Desde 2024, o programa conta com novas regras. Entre elas está a reserva de 50% das vagas para estudantes inscritos no CadÚnico que possuam renda familiar per capita de até meio salário-mínimo. Para esses estudantes, do chamado Fies Social, será permitido um financiamento de até 100% dos encargos educacionais.

Assuntos relacionados

Brasil
Fies
MEC
Educação

Últimas Notícias