Falha no SiSU deixa de fora da lista estudantes que antes apareciam como 'aprovados'
Presidente da UNE cobrou explicações do Ministério da Educação
Luciane Kohlmann
Após uma falha técnica no site do SiSU, o sistema de seleção unificada para universidades públicas, candidatos que antes tinham sido aprovados, acabaram ficando fora da lista final. São vários os relatos de quem já tinha até comemorado a conquista da vaga, mas acabou se decepcionando.
A estudante Priscila Okuno aguardava ansiosamente pela vaga numa universidade pública. Na terça-feira, ela acessou o site do SiSU e comemorou a aprovação em Enfermagem na Universidade Federal de Minas Gerais.
"Só queria saber de comemorar. Avisei a família inteira, os amigos. Foi maior felicidade", disse Priscila,
Mas logo o site saiu do ar, segundo o Ministério da Educação (MEC), por falhas técnicas. E, quando voltou, na noite de quarta-feira, veio a decepção: Priscila não estava mais entre os classificados.
"Foi um choque de realidade. O que mais me impactou foi essa mudança do nada", disse a estudante.
Nas redes sociais, outros jovens também se manifestaram sobre a mudança no resultado. A União Nacional dos Estudantes (UNE) recebeu vários relatos parecidos e notificou, mais uma vez, o Ministério da Educação.
Manuella Mirella, presidente da UNE, afirmou: "Que eles façam um pronunciamento público, porque os estudantes merecem isso. Ao menos entenderem o que houve e ficarem tranquilos sobre quais são as medidas que o Ministério da Educação e o Inep estão tomando para garantir que esse erro não ocorra novamente."
O MEC não se manifestou sobre a diferença entre os resultados publicados até a publicação dessa reportagem.
Com o atraso na divulgação do resultado do SiSU, o MEC decidiu adiar o período de matrículas dos aprovados, que será aberto nesta sexta-feira (2). O prazo encerra no dia 7. A inscrição no Prouni, que oferece bolsas em instituições privadas, também mudou e foi prorrogada até 2 de fevereiro.