Enem 2024: 17 capitais terão passe livre e previsão é de chuva em quase todas as regiões do país
Meteorologia mostra previsão de chuva principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Diversos municípios brasileiros vão adotar um sistema de gratuidade em transportes públicos para inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão realizadas neste domingo (3) e no próximo, do dia 10 de novembro.
+ Enem 2024: saiba como consultar local de provas para este domingo (3)
Em 17 capitais brasileiras, o passe livre valerá somente para alguns dos modais disponíveis como metrô, trens, ônibus ou bicicletas compartilhadas.
A medida começou a ser adotada no Brasil após um levantamento da União Brasileira de Secundaristas (Ubes). Segundo a instituição que representa cerca de 40 milhões de estudantes, em média, 48% dos inscritos no Enem faltaram a pelo menos um dos dias de prova por dificuldades financeiras. A Ubes também foi responsável pelo pedido de gratuidade.
Em outras cidades brasileiras, os gestores locais anunciam medidas relativas ao transporte como: reforço no número de linhas em circulação, ativação de linhas que normalmente não operam aos domingos, ampliação de horário de funcionamento durante as provas e redução de intervalos entre as viagens.
Previsão de chuva
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para este domingo (3), é de boas chances de chuva, principalmente nas regiões Sul, Sudestre e Centro-Oeste.
+ Município do Rio Grande do Sul choveu o equivalente a um mês em apenas duas horas
A previsão do tempo mostra risco de chuva principalmente no Centro-Oeste, com maiores chances de temporais ao longo da tarde, principalmente em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal (DF). Há previsão de chuva para Brasília e também para as capitais dos outros estados.
Na Região Sul, há risco de chuva moderada a forte nos três estados. Há maior risco no Paraná, com chance de chuva a qualquer momento do dia. O Rio Grande do Sul também volta a ficar preocupado com chuvas. Na noite de sábado, o município de Jaguarão, por exemplo, choveu o esperado para um mês em apenas duas horas.
Na Região Sudeste, aumenta o risco para pancadas de chuva fortes em São Paulo, no oeste e sul de Minas Gerais, principalmente a partir da tarde.
Nas regiões Norte e Nordeste do país, a chance de chover é menor, mas conforme o Inmet, não podem ser descartadas, mesmo que de forma passageira.
Capitais com gratuidades no transporte
- Aracaju;
- Belém e região metropolitana;
- Belo Horizonte (bicicletas compartilhadas grátis e mais linhas de ônibus);
- Boa Vista – (examinandos devem solicitar à prefeitura)
- Campo Grande;
- Florianópolis (declaração de reembolso);
- Fortaleza;
- João Pessoa;
- Maceió;
- Natal;
- Porto Alegre (cartão TRI liberado para estudantes);
- Porto Velho (estudantes da rede pública);
- Rio Branco;
- Salvador (metrô);
- São Luís;
- São Paulo; e
- Teresina.