Brasil

Empresário é atingido por ‘linha chilena’ de pipa e fere gravemente a mão; vídeo

Material cortou a luva do motociclista e causou corte profundo na mão esquerda

Imagem da noticia Empresário é atingido por ‘linha chilena’ de pipa e fere gravemente a mão; vídeo
Momento em que motociclista tem a mão cortada | Foto: Reprocução
Publicidade

Carlos Eduardo Pispico, empresário de 38 anos e morador de São Caetano do Sul, sofreu um acidente grave enquanto voltava de moto do Guarujá, na Baixada Santista, na manhã do último domingo (23).

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Ele trafegava pela Rodovia Anchieta (SP-150), sentido São Paulo, quando, na altura do Jardim Montanhão, em São Bernardo do Campo, avistou uma pipa caindo na pista oposta.

Ao perceber que a linha da pipa estava em sua direção, Carlos tentou proteger o rosto com a mão esquerda, no entanto, a linha chilena cortou a luva e causou um profundo ferimento em sua mão, atingindo pele, tendões e nervos.

A vítima foi levada ao Pronto-Socorro de São Bernardo do Campo e, posteriormente, transferida para um hospital em São Caetano do Sul. Carlos passará por uma cirurgia para reconstruir os tendões e os nervos da mão esquerda. O empresário já realizou exames e está em recuperação.

“Estou bem, agradeço a Deus por ter me livrado de um acidente que poderia ter sido muito mais trágico e até fatal, se tivesse pego no pescoço. Queria pedir para as pessoas que fazem uso desse tipo de linha que pensem nas consequências que ela pode causar”, desabafou.

O acidente aconteceu por volta das 9h da manhã. À reportagem, Carlos disse que havia saído do Mirante do Tortuga, no litoral paulista, em direção à capital. A pipa estava caindo no sentido Santos, mas a linha atravessou a pista, atingindo o motociclista, que não pôde desviar.

Ele, então, precisou parar no acostamento, onde foi auxiliado por outro motociclista, Polícia Militar Rodoviária (PMRv) e Corpo de Bombeiros. Casos de acidentes com cerol e linha chilena são recorrentes, principalmente envolvendo motociclistas.

O que é ‘linha chilena’?

A linha chilena – com poder de corte quatro vezes maior que o cerol – preocupa autoridades por causar lesões graves, especialmente durante férias e ventos fortes. Proibida por lei, a linha é facilmente encontrada online e usada em competições de pipa.

Campanhas educativas e equipamentos de segurança são essenciais para prevenir acidentes fatais, que podem ocorrer por cortes em artérias importantes. Composta por pó de vidro ou ferro, a linha chilena é extremamente cortante, coloca vidas em perigo e configura crime conforme o artigo 132 do Código Penal, que proíbe seu uso por lei.

O uso é passível de detenção para quem fabrica ou vende os materiais.

Publicidade

Assuntos relacionados

cortes
Guarujá
ABC Paulista
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade