Edu Guedes recebe apoio de fãs após cirurgia no pâncreas
Apresentador e chef de cozinha foi submetido a procedimento de emergência; médicos suspeitam de tumor

Jésus Mosquéra
O apresentador e chef de cozinha Edu Guedes, de 51 anos, vem recebendo uma série de mensagens de apoio de fãs em seu perfil no Instagram. Os comentários estão na publicação mais recente do apresentador, na qual ele homenageia o pai, Pier Luigi Pega. O chef de cozinha segue internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, após ser submetido, neste sábado (5), a uma cirurgia no pâncreas. Os médicos não descartam que os nódulos retirados caracterizem um tumor maligno no órgão.
“Eu venci o câncer de pâncreas e tenho certeza que vc irá vencer também. Que Deus te abençoe grandemente”, escreveu uma internauta. “Na torcida por vc. Essa batalha você já venceu. Eu creio”, diz outro comentário. “O Senhor já restaurou sua saúde”, complementa uma fã. Entre as mensagens de apoio, estão relatos de casos de superação relacionados a câncer.
+ Edu Guedes passa por cirurgia após diagnóstico de tumor no pâncreas
+ Ex-marido de Ana Hickmann é condenado a três anos de prisão por ofensa a Edu Guedes
Na postagem onde as mensagens estão sendo publicadas, Edu Guedes divulgou uma foto em família, com o pai no centro da imagem. “Hoje é o dia do cara mais especial que conheci na vida. Pier Luigi Pega, parabéns! Vc me ensinou tudo de forma paciente e verdadeira. Parabéns ao melhor pai do mundo! Amamos você”, escreveu o apresentador.
+ Tony Bellotto passa por cirurgia para retirada de tumor no pâncreas
Edu Guedes havia sido internado em decorrência de uma crise renal. Durante os exames, foram detectados nódulos no pâncreas. Os médicos decidiram então fazer uma cirurgia. As assessorias do apresentador e do hospital ainda não deram detalhes sobre o caso. A esposa de Edu Guedes, a apresentadora Ana Hickman, também ainda não se manifestou.
Entenda o que é o tumor de pâncreas
Em situações semelhantes, para que se tenha certeza do tipo de tumor e o tratamento a ser adotado, aguarda-se o resultado da biópsia, que é o exame em laboratório do tecido retirado. Como a família de Edu Guedes e o hospital não divulgaram detalhes, ainda não se sabe se os médicos suspeitam de tumor maligno, ou seja, câncer.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca),o tumor pancreático corresponde a 1% dos cânceres diagnosticados no Brasil. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, “em 90% dos casos, trata-se de adenocarcinoma” e “o local de origem mais comum é o lado direito, chamado de cabeça do pâncreas, na região próxima ao fígado e às vias biliares”.
Sintomas
O câncer de pâncreas provoca diversos sintomas, sobretudo em estágios mais avançados. Entre os sinais da doença, estão:
- Icterícia (pele e olhos amarelados, urina escura, fezes claras e/ou oleosas e, ainda, coceira na pele);
- Dores no abdômen e nas costas;
- Perda de peso;
- Náuseas e vômitos.