Dia Internacional do Gato: saiba a origem da data e curiosidades sobre os felinos
O objetivo da data é conscientizar sobre o bem-estar dos felinos, reforçar a necessidade de adoção responsável

Antonio Souza
Nesta sexta-feira (8) é comemorado o Dia Internacional do Gato. O objetivo é conscientizar sobre o bem-estar dos felinos, reforçar a necessidade de adoção responsável e combater o abandono.
+ Gilberto Gil se emociona ao homenagear Preta Gil nas redes sociais: "Saudade sem fim"
O crescimento da população de gatos no Brasil traz desafios importantes para o bem-estar animal, o meio ambiente e a saúde pública. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, 61% dos tutores consideram seus gatos como membros da família, o que aumenta a demanda por cuidados especiais e pela implementação de políticas públicas que garantam o bem-estar desses animais.
De acordo com dados do último censo relacionado a abandono de animais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019, o Brasil já tinha cerca de 24 milhões de gatos em seus lares. Pesquisa Radar Pet 2020, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para o setor de saúde animal, projeta um crescimento de 26% até 2030, com o total de gatos atingindo 41,6 milhões.
+ Frio intenso marca o fim de semana do Dia dos Pais no Centro-Sul do Brasil; veja previsão
Por que 8 agosto é o Dia Internacional dos gatos?
De acordo com a Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal, sigla (IFAW) em inglês, o Dia Internacional do Gato foi criado em 2002 com o objetivo de conscientizar a população mundial sobre os cuidados com os felinos, promover a adoção responsável e reforçar a proteção desses animais domésticos.
A data, comemorada anualmente em 8 de agosto, foi escolhida justamente por seu alcance global e pela necessidade de se fortalecer o debate sobre o bem-estar dos gatos, hoje considerados os animais de estimação mais populares do planeta, ao lado dos cães.
5 curiosidades sobre gatos
1 - Instinto de caça afiado
Mesmo domesticados, os gatos mantêm seu instinto de caça natural. Eles adoram explorar e caçar pequenos animais, como pássaros e roedores, usando suas habilidades para se comunicar e se adaptar ao ambiente.
2 - Audição super apurada
Os gatos conseguem ouvir sons em frequências muito mais altas que os humanos, o que os ajuda a detectar até mesmo os menores movimentos ao seu redor.
3 - Ronronar tem múltiplos significados
O ronronar não é só um sinal de felicidade. Os gatos também ronronam para aliviar o estresse, a dor e até para acelerar a cura do corpo, graças às vibrações que estimulam os tecidos.
4 - Dormem muito para conservar energia
Um gato pode dormir até 16 horas por dia. Esse comportamento ajuda a conservar energia para seus momentos de maior atividade, que normalmente acontecem durante a noite.
5 - Adoção responsável salva vidas
De acordo com o Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal, a adoção consciente é essencial para proteger gatos abandonados e reduzir o número de animais em situação de rua.
Buscas por "Dia Internacional do Gato" em alta no Google
Interesse de busca por "Dia Internacional do Gato" está em alta no Google Brasil. Os dados são do Google Trends