Publicidade
Brasil

Dia 9 de Julho é feriado em todo o Brasil? Saiba quem folga e o que é celebrado

Data homenageia a Revolução Constitucionalista, quando paulistas lutaram a favor de um governo democrático, em 1932

Imagem da noticia Dia 9 de Julho é feriado em todo o Brasil? Saiba quem folga e o que é celebrado
Manifestação nas ruas de São Paulo durante a Revolução Constitucionalista | Reprodução/Alesp
• Atualizado em
Publicidade

O feriado do dia 9 de julho é nacional? A resposta é não. O dia é considerado a Data Magna do estado de São Paulo por homenagear os paulistas que lutaram a favor de um governo democrático em 1932, em um movimento conhecido como Revolução Constitucionalista.

Dessa forma, desde 1997, o feriado é Lei Estadual (nº 9.497) e não é ponto facultativo, sendo válido para todas as cidades do estado.

A Revolução foi um movimento armado ocorrido entre julho e outubro, há 92 anos. O objetivo era derrubar o governo autoritário de Getúlio Vargas, que estava no poder desde 1930 após um Golpe de Estado.

+ Conta de luz fica mais cara a partir desta segunda-feira

Um dos principais protestos que marcou a insatisfação popular aconteceu no dia 23 de maio, quando policiais reprimiram manifestantes e mataram quatro estudantes: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, o MMDC, que virou símbolo de 1932.

Estudantes que foram mortos durante protesto no dia 23 de maio de 1932 | Reprodução/Alesp
Estudantes que foram mortos durante protesto no dia 23 de maio de 1932 | Reprodução/Alesp

Com a pressão, Vargas chegou a anunciar o Código Eleitoral que mudou as eleições brasileiras, garantindo estabilidade e segurança no processo democrático. Ele também anunciou a convocação da eleição que resultou na segunda Constituição promulgada do país, em 1934.

+ Vai ter greve de ônibus em São Paulo na quarta-feira? Saiba os detalhes

Mas, o descontentamento ainda era grande contra o regime de Vargas. No dia 9 de julho, a Revolução armada acabou eclodindo sob o comando dos generais Bertolo Klinger e Isidoro Dias, marcando a data que virou feriado. Os paulistas ficaram esperando ajuda de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul, que também eram oposição, mas o apoio nunca chegou.

O levante durou até o dia 2 de outubro, quando os manifestantes perceberam que estavam isolados e se renderam para tropas do governo. Mais de 35 mil soldados lutaram e cerca de 900 morreram em combate.

Com a chegada do dia 9 de julho, as dúvidas pelo feriado cresceram, segundo registro de pesquisas do Google Trends. Veja:

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade