DF teve pancadas de chuva nesta segunda-feira após 167 dias de seca, diz Inmet
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, tendência para os próximos dias é de pancadas de chuvas isoladas, que podem ser volumosas
O Distrito Federal registrou pancadas de chuva na tarde desta segunda-feira (7), após 167 dias sem precipitações na região, informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão explica que a estação meteorológica que fica na região do Gama registrou 7,0 mm de chuva com rajadas de vento de 81,4 km/h, entre 13h e 14h.
+ Vídeo: Porto desaba e engole embarcações em Manacapuru, no AM
"Com o aumento da nebulosidade, a tendência para os próximos dias é de pancadas de chuvas isoladas, que podem ser volumosas, em especial na quarta-feira (9) e quinta-feira (10), com possível queda de granizo", acrescenta o comunicado.
Os 167 dias representam o período mais longo sem chuvas no Distrito Federal na história. O recorde anterior era de 163 dias, em 1963.
Alguns locais do Distrito Federal chegaram a registrar chuvas isoladas em 28 de setembro, após 157 dias de seca. As precipitações, porém, foram em pequeno volume, em áreas remotas e longe dos medidores do Inmet, que não chegaram a registrar o fenômeno.
O Inmet alertou nesta segunda-feira também que a umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 12%, hoje, em áreas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo. Às pessoas que estão nessas regiões, o Instituto orienta a beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, usar hidratante para pele, umidificar o ambiente e evitar café e álcool. Diz ainda que atividades físicas são nocivas nesse tempo seco.