Defesa Civil de SP alerta para chuva intensa até o fim de semana
Chegada de frente fria concentrará maiores acumulados entre quinta e sexta-feira; veja orientações de segurança
A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta informando que as chuvas que atingem o estado vão continuar até o fim de semana. A previsão, segundo a entidade, é que os próximos dias sejam de nebulosidade, ocasionando pancadas de chuva isoladas, de fraca a moderada intensidade em praticamente todas as regiões.
+ Novembro terá chuva acima da média em grande parte do Brasil
Para esta terça-feira (5), o dia será de muitas nuvens e poucas aberturas de sol pela manhã. Por conta do tempo abafado, áreas de instabilidade devem se formar durante a tarde, provocando pancadas de chuva com intensidade moderada a forte, e potencial para formação de alagamentos. A mínima será de 18°C e máxima, de 25°C.
Na quarta-feira (6), o céu seguirá nublado, mas as chuvas perderão intensidade. Os acumulados ao final do dia e as rajadas de vento serão menores que nos primeiros dias da semana, com alta de temperaturas. É justamente esse cenário que indica a chegada de uma nova frente fria entre quinta-feira (7) e sexta-feira (8).
A previsão é que essa frente fria avance pelo sul do país e chegue em São Paulo no final da quinta-feira, trazendo mais instabilidade. Ao longo de toda noite de quinta-feira e durante a sexta-feira, haverá condição para pancadas de chuva de forte intensidade, principalmente nos municípios da faixa leste do estado. As rajadas de vento poderão atingir os 70 km/h e a temperatura cairá. Na sexta, a máxima não passará dos 21°C na capital.
No sábado (9), com o afastamento da frente fria, ainda haverá momentos com pancadas de chuva isoladas, mas os acumulados serão menores. Já no domingo (10), o céu ficará com poucas nuvens e choverá de modo isolado, principalmente nos municípios da região norte e faixa leste. As temperaturas subirão mais em relação aos dias anteriores.
Com chuva ao longo de toda a semana, há um aumento de risco para alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra. A Defesa Civil recomenda que o morador:
- Evite lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos;
- Evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques;
- No momento da chuva mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs;
- Evite tomar banho durante a tempestade;
- Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos;
- Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas de alagadas;
- Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta;
- Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência.