Defesa Civil coloca cidade de SP em estado de atenção para altas temperaturas
Termômetros poderão ultrapassar os 32ºC nesta segunda-feira (6); umidade está em 30%
A Defesa Civil colocou a cidade de São Paulo em estado de atenção para altas temperaturas. A precaução acontece em meio à passagem de uma massa de ar quente e seco, que está elevando as temperaturas no Centro do Brasil. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), as máximas podem passar de 32ºC.
+ Calor em SP: vendas de água mineral crescem 40% em relação à 2023
Além das temperaturas elevadas para a época do ano, que tem uma média mensal de 14,7ºC, os índices de umidade estão baixos na capital paulista, em torno dos 30%. Juntas, as condições meteorológicas dificultam a dispersão de poluentes, além de favorecer a formação de queimadas, o que prejudica a qualidade do ar.
Para esta segunda-feira (6), a previsão é que os termômetros oscilem entre mínimas de 18°C e máximas que podem superar os 32°C, com índices de umidade atingindo valores em torno dos 30% nas horas mais quentes. No final do dia a nebulosidade aumenta com a chegada da brisa marítima, mas não há condição de chuva.
Distribuição de água na capital
Em meio ao período de forte calor, a prefeitura de São Paulo instalou bebedouros em pontos estratégicos da capital, distribuindo água gratuitamente. As tendas da prefeitura estão localizadas nas regiões central, norte, sul, leste e oeste da cidade:
- Sé – Praça da República
- Sé – Praça Marechal Deodoro
- Santo Amaro – Praça Floriano Peixoto, 54
- Capela do Socorro – Praça José Boemer Rovel
- Santana – Praça Heróis da FEB
- Vila Maria – Praça Novo Mundo
- Guaianases – Praça Presidente Getúlio Vargas, s/n
- Itaquera – Avenida Musgo de Flor com avenida Imperador (embaixo do viaduto Jacu Pêssego)
- Mooca – Praça Cid José da Silva Campanella
- Lapa – Rua do Curtume, s/n, esquina com Guaicurus
Durante o calor intenso, a recomendação é estar atento à hidratação e evitar exposição ao sol no período das 10h às 16h. Também é recomendado usar roupas leves e utilizar protetor solar, bem como ter uma alimentação saudável e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
+ Março bate recorde e mundo registra mês mais quente pela 10ª vez consecutiva
Em caso de insolação, que ocorre devido ao superaquecimento do corpo, geralmente causado pela exposição prolongada ao sol ou esforço físico em altas temperaturas, a recomendação é colocar os pés para o alto e usar bolsas de gelo nas axilas, atrás da nuca e na virilha. Refrescar o corpo pulverizando água também pode ajudar.