Debate do SBT: Candidatos à Prefeitura de SP ficam frente a frente nesta sexta (20); meio ambiente estará em pauta
Conheça os desafios da cidade na área ambiental, que vão desde a poluição causada pelos carros até o enfrentamento às mudanças climáticas
O SBT promove nesta sexta-feira (20), a partir das 11h15 da manhã, debate eleitoral entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo. O programa terá 1h45 de duração, dividido em três blocos, com confrontos diretos entre os candidatos e perguntas feitas por jornalistas do SBT e dos parceiros Terra e Rádio Novabrasil.
+ Debate do SBT: Trânsito de SP estará em pauta; conheça desafios e propostas dos candidatos
Os participantes confirmados são: Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB), Marina Helena (Novo), Pablo Marçal (PRTB), Tabata Amaral (PSB) e Ricardo Nunes (MDB).
O debate do SBT será transmitido ao vivo na TV aberta, no canal do YouTube do SBT News e na conta @sbtnews no Kwai. No site e nas demais redes sociais do SBT News você confere nesta sexta-feira a cobertura completa do encontro entre candidatos, em texto, vídeos e fotos.
Meio ambiente estará em pauta no debate
Após uma semana de qualidade do ar ruim, os moradores de São Paulo sentiram os efeitos da poluição e das altas temperaturas, consequência direta das mudanças climáticas. Este cenário será um dos principais temas no debate entre os candidatos à Prefeitura da cidade, que ocorre nesta sexta-feira (20), no SBT. A cidade enfrenta desafios ambientais que o próximo prefeito precisará encarar.
Poluição e mudanças climáticas
São Paulo, além de enfrentar os poluentes gerados pelos veículos, também sofre com as mudanças climáticas, que têm intensificado ondas de calor e prejudicado a qualidade do ar. Segundo Délcio Rodrigues, físico e diretor do Instituto ClimaInfo, o aquecimento global está afetando diretamente a saúde da população. "Essa situação causa problemas de saúde seríssimos para a população e está sendo agravada pelo momento que a gente está vivendo. O clima mudou, a terra esquentou, isso está causando ondas de calor", explica o especialista.
Os moradores sentiram o impacto na pele na última semana, com dias consecutivos de qualidade do ar ruim na cidade. A dona de casa Maria Dias Corrêa relata: "Eu senti que tava muito calor, eu 'punha' até uma toalha molhada perto de onde eu iria dormir. Sentia um pouco abafada, um pouco de calor, falta de umidade no ar". Já o estudante de jornalismo Lucca Cantarim também enfrentou dificuldades. "Está bem horroroso, eu tenho bastante problema respiratório e tive várias crises nesses dias".
Desafios para a prefeitura
Embora não tenha controle sobre as queimadas na Amazônia, a prefeitura pode implementar políticas locais para reduzir os poluentes. "A prefeitura tem toda a possibilidade de lidar com a poluição do ar. A eletrificação da frota de ônibus está na mão da prefeitura, também precisamos de um programa de inspeção das emissões de poluentes de cada carro", destaca Délcio Rodrigues.
Propostas dos candidatos
Durante o debate desta sexta-feira no SBT, os candidatos à prefeitura de São Paulo apresentarão suas propostas para lidar com a crise climática. Entre as principais ideias estão:
Ricardo Nunes (MDB): foco na redução das emissões de veículos de carga e escolares.
Guilherme Boulos (PSOL): 50% da frota de ônibus será elétrica ou híbrida.
Tabata Amaral (PSB): expansão da eletrificação da frota de ônibus e criação de novos parques.
José Luís Datena (PSDB): modernização da frota de ônibus com modelos sustentáveis.
Marina Helena (Novo): substituição da frota a diesel por veículos movidos a biometano.
Pablo Marçal (PRTB): compromisso em limpar o Rio Tietê e melhorar o manejo de resíduos.
Um ponto em comum entre os candidatos é a ampliação dos chamados "corredores verdes", que visam reduzir as temperaturas e melhorar a qualidade de vida dos moradores. "Aqui em São Paulo, você tem bairros arborizados que são até 8 graus mais frescos do que regiões com pouca arborização, como Belenzinho e Sé. Essa nova condição climática obriga que a gente cuide das pessoas, e um programa de arborização é uma maneira de fazer isso", destaca o especialista Délcio Rodrigues, do ClimaInfo.