Publicidade
Brasil

Confira 11 dicas para um carnaval sem perrengue

Glitter, fantasia e bloco na rua: veja como se manter saudável e seguro nos dias de folia que vêm aí

Imagem da noticia Confira 11 dicas para um carnaval sem perrengue
Bloco de carnaval Mulheres Rodadas, no Rio. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Publicidade

A partir de sábado (10), os blocos de carnaval começam a sair nas cidades de todo o Brasil. Com isso, inúmeros foliões se preparam para se divertir com segurança, garantindo a saúde e evitando roubos ou furtos. O SBT News preparou onze dicas para evitar imprevistos.

+ Carnaval é feriado ou ponto facultativo? Entenda o que diz a lei

Hidrate-se

No verão, o corpo perde mais água. A ingestão de bebida alcoólica tem uma função diurética, ou seja, você perde mais água pela urina, o que favorece a desidratação, que causa náuseas, tonturas e até desmaios. Portanto, entre uma latinha e outra, beba água. Vale também sucos naturais e água de coco. Dê preferência a bebidas em garrafas de plástico ou latas de alumínio, para evitar acidentes com o vidro e facilitar a reciclagem.

Alimente-se

Opte por alimentos que deem energia e evite comidas gordurosas e apimentadas. Aposte em arroz, massas, pães, legumes, frutas carnes magras e ovos. Você pode levar um lanche, como barrinha de cereal ou chocolate, para ajudar a repor a energia durante o bloco. Caso prefira comer na rua, verifique bem as condições de higiene do lugar e o aspecto dos alimentos.

Vacinação em dia

Manter a carteira de vacinação em dia é importante para prevenir a proliferação de doenças, sobretudo neste período de aglomerações. Veja se você está imunizado contra a covid-19 e gripe.

Use protetor solar

Muitos bloquinhos saem durante o dia. Portanto, use protetores solares no rosto e no corpo - antes de aplicar maquiagem e glitter. Escolha produtos com FPS 30 ou superior e reaplique de duas em duas horas.

Lembre do repelente

Os repelentes são aliados na prevenção de picadas de insetos que podem causar reações alérgicas, e até mesmo de mosquitos que transmitem dengue, zika e chikungunya.

Vista roupas e calçados leves e confortáveis

Carnaval é época de apostar em fantasias, peças coloridas e paetês, mas opte por aquelas que tenham mais conforto. Pouca roupa e peças leves, de tecidos como o algodão, são boas apostas para enfrentar o calor. Evite saltos, chinelos ou rasteirinhas.

Prefira transporte público

De ônibus, trem ou metrô você economiza e, em muitos casos, chega mais rápido. Nesta época do ano, ruas são bloqueadas para a passagem dos blocos. Táxi e carro de aplicativo também são opções para chegar até a região dos blocos. Lembre-se: se beber, não dirija.

Atenção ao celular e cartão

Criminosos se aproveitam das aglomerações e da distração de foliões. Guarde o celular de forma segura, em pochete ou doleira, de preferência em baixo da roupa, e só o tire de lá em caso de necessidade.

Instale medidas de segurança extras no seu aparelho. Assim, você dificulta o acesso ao seu aplicativo do banco, por exemplo, em caso de roubo.

Prefira pagar com dinheiro. Fique atento com golpes em maquininhas de pagamento. Os mais comuns são o vendedor colocar um valor superior ao que deve ser cobrado e trocar o cartão do cliente por outro semelhante.

Cuidado com o glitter

O contato do glitter com os olhos pode machucar e provocar ardência e vermelhidão. Em caso de chuva ou suor, as partículas podem escorrer e causar até conjuntivite. Use maquiagem apropriada para a área dos olhos e prefira glitter na lateral do rosto e nas bochechas. Tenha à mão colírio ou água para lavar os olhos se sentir incômodo.

Xixi é no banheiro

Leis municipais multam quem urina na rua. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, o valor passa de R$ 500 e, em alguns casos, a punição vai além da multa. Se for feito em um monumento público, a pessoa pode ser enquadrada na lei de crimes ambientais e a pena prevista é de prisão de três meses a um ano. Procure banheiros de bares ou banheiros químicos.

Em caso de emergência...

O governo federal lançou a campanha “Respeito e Cuidado”, que incentiva a denúncia de violações de direitos humanos, como violências contra crianças e adolescentes. O Disque 100 é gratuito e pode ser acionado também pelo Telegram e pelo WhatsApp (61) 99611-0100. Você pode denunciar outros crimes no serviço de urgência policial (190) ou na Central de Atendimento à Mulher (180).

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade