Com queda de incêndios, governo do Rio autoriza reabertura de parques estaduais
Locais estavam fechados desde o último fim de semana para conter avanço das chamas
Camila Stucaluc
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, autorizou, na quarta-feira (18), a reabertura de 39 unidades de conservação estaduais, incluindo 11 parques que podem receber visitação pública. Os locais estavam fechados desde o último fim de semana devido aos focos de incêndio florestais que atingiram todo o território fluminense.
+ Duas antas são resgatadas em incêndio no Parque Nacional de Brasília
Segundo a Secretaria Estadual do Ambiente, a medida de fechamento teve como objetivo ajudar a conter as chamas, proteger a população e permitir que o corpo técnico fosse concentrado para o combate aos incêndios. Ao todo, mais de 3.500 hectares de área total foram queimados apenas em áreas de conservação.
Com a queda do número dos pontos de incêndio e a atuação ativa do Gabinete de Crise do Governo do Estado, o funcionamento das unidades está normalizado.
Confira a lista dos parques reabertos à visitação:
- Parque Estadual do Desengano
- Parque Estadual Lagoa do Açu
- Parque Estadual da Ilha Grande
- Parque Estadual Cunhambebe
- Parque Estadual da Pedra Branca
- Parque Estadual do Mendanha
- Parque Estadual Serra da Tiririca
- Parque Estadual dos Três Picos
- Parque Estadual da Pedra Selada
- Parque Estadual da Serra da Concórdia
- Parque Natural Municipal do Açude da Concórdia
Até o momento, mais de 20 pessoas foram identificadas por provocar incêndios criminosos pelo estado do Rio. A última prisão foi realizada na terça-feira (17), envolvendo um homem de 61 anos suspeito de atear fogo no Monumento da Serra da Beleza, em Valença, no interior do estado. A ação devastou aproximadamente 2.700 hectares.