Brasil

Cidade no litoral norte de SP registra 41,8°C e tem maior temperatura do estado

Calor intenso registrado em São Sebastião também se espalhou pelo interior e Região Metropolitana

Imagem da noticia Cidade no litoral norte de SP registra 41,8°C e tem maior temperatura do estado
São Sebastião registra 41,8 °C e lidera ranking de temperaturas em SP | Foto: Freepik

A cidade de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, registrou 41,8°C na segunda-feira (12), a maior temperatura do estado no dia, de acordo com dados de estações meteorológicas oficiais do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro).

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Os municípios da região do Vale do Ribeira e do interior paulista também enfrentaram temperaturas elevadas. Pariquera-Açu chegou a 39,4°C, Miracatu registrou 38,9°C, Pedro de Toledo, 38,2°C, e Registro, 38,1°C. No interior, cidades como São Simão (37,8°C), Juquiá (37,8°C), Iguape (37,6°C) e Capivari (36,1°C) também figuraram entre as maiores máximas do estado.

Na capital paulista, os termômetros marcaram 34,3°C. Já na Região Metropolitana de Campinas, municípios como Sumaré, Hortolândia, Americana e Piracicaba registraram temperaturas acima dos 35°C.

Previsão do tempo para o estado de São Paulo

Nesta terça-feira (13), o dia começou com chuva intensa na faixa leste do estado de São Paulo. Na capital, há ocorrência de pancadas isoladas, com intensidade fraca a moderada.

As áreas de chuva tendem a avançar do interior em direção à Região Metropolitana (RMSP), com risco de temporais ainda durante a manhã, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Ao longo do dia, a combinação do calor com a alta umidade favorece a formação de temporais em todo o estado. Nos reservatórios de abastecimento da RMSP, a previsão indica chuva ao longo de todo o dia, com acumulados que podem chegar aos 50 mm.

Na capital, as temperaturas devem variar entre 21°C e 31°C, enquanto em Bauru a máxima prevista é de 30 °C.

Sinais de alerta e como se proteger do calor

A Defesa Civil do Estado de São Paulo orienta atenção redobrada, especialmente em áreas mais vulneráveis, devido ao potencial para transtornos associados às condições meteorológicas adversas.

Em meio as ondas de calor, especialistas alertam para perigos à saúde de toda a população, especialmente os mais vulneráveis, como idosos, crianças, diabéticos, gestantes, pessoas em situação de rua e pessoas com problemas renais, cardíacos, respiratórios ou de circulação.

A recomendação é evitar a exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h, usar roupas leves, reaplicar o protetor solar ao longo do dia e manter hidratação constante. Veja a seguir outras dicas:

  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas, que contribuem com a desidratação;
  • Fazer refeições leves, sem gorduras ou frituras;
  • Usar roupas claras;
  • Beber água com frequência, mesmo sem sentir sede;
  • Evitar atividades físicas nas horas mais quentes do dia;
  • Estar atento aos sinais de exaustão e insolação, como tonturas e náuseas, e buscar assistência médica se necessário;
  • Em dias de chuva, acompanhar a previsão do tempo e ficar atento aos alertas da Defesa Civil.

Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

*Sob supervisão

Últimas Notícias