Brasil

Cidade de São Paulo entra em estado de atenção para alagamentos

Ciclone extratropical deve agravar tempestades nesta semana; Defesa Civil alerta para temporais mais intensos entre terça (9) e quinta (11) em todo o Estado

Imagem da noticia Cidade de São Paulo entra em estado de atenção para alagamentos
Registro de chuva | Valter Campanato/Agência Brasil
• Atualizado em

A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos nesta segunda-feira (8), segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

O primeiro alerta foi emitido às 12h23 para as zonas Sul e Leste e, às 13h, passou a valer para toda a capital. Segundo o órgão, o forte calor favoreceu a formação de áreas de instabilidade, resultando em chuva intensa e isolada em diversos bairros.

As marginais Pinheiros e Tietê também foram colocadas em alerta. Há previsão de queda de granizo e formação de alagamentos na zona leste, especialmente nas subprefeituras de Vila Prudente, e na zona sul, nas regiões da Vila Mariana e do Ipiranga.

A Defesa Civil informou que foram registrados 21 chamados para quedas de árvores, 1 chamado para desabamento e 15 chamados para alagamentos.

Segundo a CGE, as precipitações devem seguir oscilando de intensidade e ocorrer de forma isolada ao longo da tarde. O cenário inclui risco de raios, rajadas de vento e queda de árvores, ampliando o potencial para novos pontos de alagamento.

A Defesa Civil do Estado também emitiu alerta para condições de tempo mais severas entre terça-feira (9) e quinta-feira (11), devido à formação de um ciclone extratropical no Sul do país. O sistema deve influenciar diretamente o clima em São Paulo, provocando chuva volumosa, ventos muito fortes e possibilidade de raios e granizo em todas as regiões.

Na terça-feira (9), a previsão aponta para chuva intensa em praticamente todo o estado, com acumulados maiores nas áreas de divisa com o Paraná, na região central e na faixa leste, que engloba as áreas metropolitanas e o litoral. A combinação de precipitação elevada e solo encharcado eleva o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos, sobretudo em áreas vulneráveis.

Assuntos relacionados

Chuva
São Paulo
Defesa Civil

Últimas Notícias