Ciclone extratropical chega ao Sul com ventos acima de 100 km/h e alerta vermelho para tempestades
Fenômeno deve provocar temporais severos, com raios, ventania e granizo, em até sete estados; veja orientações


Emanuelle Menezes
Um forte ciclone extratropical começa a se formar nesta segunda-feira (8) e deve provocar tempestades, ventania e risco de danos em diversos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, segundo previsão do Climatempo. O fenômeno fez o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitir um alerta vermelho – de "grande perigo" – para o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O aviso do Inmet, válido até 23h59 de terça-feira (9), prevê ventos acima de 100 km/h, chuva superior a 100 mm por dia, queda de granizo e possibilidade de danos em edificações, falta de energia, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte.
De acordo com o Climatempo, o ciclone extratropical começa a se organizar entre a tarde desta segunda-feira e a madrugada de terça, entre o Paraguai, o nordeste da Argentina e o Rio Grande do Sul. Ao longo de terça, o centro do sistema avança sobre o território gaúcho, chegando à região da Grande Porto Alegre à noite.
O sistema deve atingir pressão atmosférica abaixo de 1000 hPa, característica de ciclones extratropicais de forte intensidade, capazes de gerar nuvens carregadas, tempestades e ventos extremos. A pressão atmosférica muito baixa pode causar microexplosões e tornados, como o registrado no início de novembro no Paraná – que deixou seis mortos e centenas de feridos.
Entre os dias 10 e 11 de dezembro, já com o ciclone totalmente organizado, rajadas entre 90 km/h e 120 km/h podem atingir principalmente:
- litoral do Rio Grande do Sul;
- áreas serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina;
- regiões mais elevadas do Sul.
Na Grande Porto Alegre, o risco de temporais será alto já na madrugada desta terça, com piora prevista para quarta-feira (10).
Embora o ciclone não avance para Sudeste ou Centro-Oeste, ele influenciará o clima em áreas próximas. Há risco de chuva forte e ventania em São Paulo, no centro-sul do Rio de Janeiro (incluindo Grande Rio) e no centro-sul e sudoeste de Minas Gerais (Belo Horizonte, Sul de Minas, Zona da Mata e Triângulo).
No Centro-Oeste do país, o impacto será maior em Mato Grosso do Sul, com ventania mais forte na terça (9).
Especialistas alertam que, mesmo sem chuva, a ventania pode causar transtornos. As orientações são:
- evitar áreas abertas durante tempestades;
- não se abrigar sob árvores;
- buscar locais seguros, como dentro de veículos
- acompanhar atualizações meteorológicas e avisos da Defesa Civil.







