Publicidade
Brasil

Chuvas provocam estragos em mais de 30 municípios do Rio Grande do Sul

Cidades registraram alagamentos, queda de árvores e falta de energia; veja previsão do tempo para os próximos dias

Imagem da noticia Chuvas provocam estragos em mais de 30 municípios do Rio Grande do Sul
Chuvas causaram novos estragos no Rio Grande do Sul | Divulgação/Defesa Civil
Publicidade

Chuvas fortes voltaram a atingir o Rio Grande do Sul no último fim de semana. Segundo a Defesa Civil, 39 municípios registraram estragos até a noite de domingo (24), como alagamentos, inundações, queda de árvores, falta de energia elétrica e danos em estradas e pontes.

São Lourenço do Sul foi a cidade mais afetada pelos temporais, registrando 143 milímetros de chuva em 48 horas. Devido ao alto nível de água, o arroio que corta o município transbordou, afetando cerca de 2 mil residências próximas. Ao todo, 500 pessoas ficaram desalojadas e 23, desabrigadas.

Em meio ao cenário, a prefeitura decretou situação de calamidade pública. Para auxiliar a população, o governo do Estado enviou itens de ajuda humanitária, como cestas básicas, kits de limpeza, kits de higiene, roupas e colchões. A situação na cidade segue monitorada por equipes da Defesa Civil.

Outro município que registrou estragos foi Alegrete, onde o telhado de uma escola municipal foi danificado. No município de Encruzilhada do Sul, residências foram destelhadas e um córrego transbordou e alagou ruas e casas. Já na capital Porto Alegre, houve queda de árvores e desabamentos.

Previsão para os próximos dias

A passagem de uma frente fria ainda provocará períodos de chuva e garoa no Rio Grande do Sul. De acordo com a MetSul, a instabilidade será maior em cidades próximas da divisa com Santa Catarina, especialmente no Alto Uruguai e Campos de Cima da Serra. Já na metade norte gaúcha, não há risco de temporal.

A partir de terça-feira (26), a região afetada pelas chuvas terá um período de tempo firme. Serão vários dias seguidos sem chuva e com a presença do sol na região, e que deve perdurar ao menos até a metade da próxima semana.

+ Alunos desenvolvem solução prática para reduzir enchentes no RS

A preocupação, contudo, será com a temperatura, uma vez que fará muito frio, e com chance de geada, em pontos do Sul. Mínimas abaixo de 5ºC devem ocorrer em vários municípios entre a Campanha e o Sul, o que deve se repetir nas demais madrugadas. Nos próximos dias, as máximas devem aumentar, chegando a 18ºC.

Publicidade

Assuntos relacionados

Brasil
Rio Grande do Sul
Chuva
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade