Chuvas provocam estragos em mais de 30 municípios do Rio Grande do Sul
Cidades registraram alagamentos, queda de árvores e falta de energia; veja previsão do tempo para os próximos dias

Camila Stucaluc
Chuvas fortes voltaram a atingir o Rio Grande do Sul no último fim de semana. Segundo a Defesa Civil, 39 municípios registraram estragos até a noite de domingo (24), como alagamentos, inundações, queda de árvores, falta de energia elétrica e danos em estradas e pontes.
São Lourenço do Sul foi a cidade mais afetada pelos temporais, registrando 143 milímetros de chuva em 48 horas. Devido ao alto nível de água, o arroio que corta o município transbordou, afetando cerca de 2 mil residências próximas. Ao todo, 500 pessoas ficaram desalojadas e 23, desabrigadas.
Em meio ao cenário, a prefeitura decretou situação de calamidade pública. Para auxiliar a população, o governo do Estado enviou itens de ajuda humanitária, como cestas básicas, kits de limpeza, kits de higiene, roupas e colchões. A situação na cidade segue monitorada por equipes da Defesa Civil.
Outro município que registrou estragos foi Alegrete, onde o telhado de uma escola municipal foi danificado. No município de Encruzilhada do Sul, residências foram destelhadas e um córrego transbordou e alagou ruas e casas. Já na capital Porto Alegre, houve queda de árvores e desabamentos.
Previsão para os próximos dias
A passagem de uma frente fria ainda provocará períodos de chuva e garoa no Rio Grande do Sul. De acordo com a MetSul, a instabilidade será maior em cidades próximas da divisa com Santa Catarina, especialmente no Alto Uruguai e Campos de Cima da Serra. Já na metade norte gaúcha, não há risco de temporal.
A partir de terça-feira (26), a região afetada pelas chuvas terá um período de tempo firme. Serão vários dias seguidos sem chuva e com a presença do sol na região, e que deve perdurar ao menos até a metade da próxima semana.
+ Alunos desenvolvem solução prática para reduzir enchentes no RS
A preocupação, contudo, será com a temperatura, uma vez que fará muito frio, e com chance de geada, em pontos do Sul. Mínimas abaixo de 5ºC devem ocorrer em vários municípios entre a Campanha e o Sul, o que deve se repetir nas demais madrugadas. Nos próximos dias, as máximas devem aumentar, chegando a 18ºC.