Chuva continua intensa nas regiões Norte e Nordeste do Brasil
Já nas regiões do centro ao sul do país, as manhãs serão frias, tardes quentes e não terá chuva
A chuva continua concentrada na faixa norte e nordeste do Brasil durante esta semana. No norte do país, o forte calor e a umidade característicos da região intensificam a chuva, resultando em acumulados significativos que podem causar alagamentos e transtornos.
Já nas regiões do centro ao sul do país, as manhãs serão frias, tardes quentes e não terá chuva. Sem as nuvens carregadas, quem predomina é a radiação solar, que eleva as temperaturas no período da tarde. A umidade relativa do ar fica entre 21 e 30%, sendo que o ideal para a saúde é acima de 50%.
+Até 2074, Brasil pode ser um dos cinco locais inabitáveis do planeta, diz Nasa
Na faixa nordeste, a circulação do mar para o continente, conhecida como infiltração marítima, continuará favorecendo a intensificação da chuva na faixa litorânea. O fenômeno é típico da região e ocorre quando o ar úmido do oceano se desloca para o interior, trazendo umidade e provocando precipitações.
Quais serão as temperaturas durante a semana?
As temperaturas mantém a média das máximas dos últimos dias em boa parte do Brasil. No Sudeste, até sexta, as temperaturas aumentam gradativamente. Na capital paulista, a máxima para terça é de 25º, quarta 25º, quinta 27º e sexta 27º.
+Rio de Janeiro registra a menor temperatura do ano neste sábado
Para terça-feira (23), em Porto Alegre, a máxima é de 24º. No Rio de Janeiro 27º e em Cuiabá, 37º. Manaus e Teresina terão máxima de 36º.
Já Curitiba amanhece gelada com 9º, mas atinge os 23º com Sol à tarde. Vitória faz 28º. Em Em João Pessoa, a máxima é de 28º e pode chover a qualquer hora do dia.