Carnaval em São Paulo deve atrair 4,5 milhões de pessoas, diz secretaria
Maior movimentação pode provocar um acréscimo de até R$ 6,4 bilhões na economia estadual

SBT News
O Carnaval deste ano, que acontece de 1 a 5 de março, deve atrair 4,5 milhões de pessoas em São Paulo. A estimativa é da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado (Setur-SP), que, com a movimentação, espera um acréscimo de R$ 6,4 bilhões na economia.
Em média, a ocupação hoteleira nos destinos paulistas deve ficar em 73%. Já alguns municípios do litoral norte, como Caraguatatuba, e da Baixada Santista, como Itanhaém, devem ficar lotados, segundo as prefeituras. Cada um dos locais deve receber cerca de 300 mil foliões, considerando os desfiles de blocos de rua e de escolas de samba.
+ Carnaval de 2025 deve bater recorde de faturamento no Brasil
Na capital paulista, ainda estão previstos um pré-Carnaval (nos dias 22 e 23 de fevereiro) e um pós-Carnaval (8 e 9 de março). Ao todo, 767 blocos se apresentarão em diferentes datas, com o número total de desfiles atingindo a marca de 860. Este é o maior número de blocos inscritos desde 2020, quando a prefeitura recebeu 644 inscrições.
Como festejar em segurança
- Fique atento ao seu celular e evite usá-lo na rua. Nunca o guarde no bolso de trás.
- Evite andar sozinho, principalmente em locais ermos, pouco iluminados e em horários avançados.
- Caso se perca de seus amigos, marque um horário e um ponto de encontro.
- Mantenha a calma, mesmo nas piores situações. Se, eventualmente, for abordado por uma pessoa suspeita, não reaja, não grite e não discuta.
- Métodos de pagamento eletrônicos, como cartões de débito, crédito e aplicativos, são as melhores opções para a folia.
- Leve dinheiro apenas para o necessário e não o manuseie em locais movimentados.
- Procure locais seguros para tirar fotos e observe as pessoas ao seu redor.
- Evite manusear dinheiro, cartões e ostentar objetos de valor em público, como joias, equipamentos eletrônicos e câmeras fotográficas.
- Prefira transporte público, serviços de aplicativo ou táxis para sua locomoção. Se for usar veículo próprio, mantenha os vidros levantados e estacione em locais credenciados e seguros. Nunca deixe o carro em ruas afastadas e vazias.
- Caso consuma álcool, não exagere na quantidade e não aceite bebidas de desconhecidos.
- Em locais com grande concentração de pessoas, redobre a atenção com crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais. Procure deixá-los identificados.
- Sempre procure um agente público ou policial para se informar ou denunciar qualquer prática criminosa.
- Ao utilizar caixas eletrônicos, prefira o horário diurno e utilize equipamentos no interior de estabelecimentos bancários ou comerciais.
- Fique atento às previsões meteorológicas: antes de sair, verifique a previsão do tempo e fique informado sobre alertas de chuvas fortes, ventos ou riscos de deslizamentos.