Brasil recebe novo voo de deportados dos Estados Unidos nesta sexta (7)
Governo federal monta forte esquema para que episódios de violação dos direitos humanos não voltem a ocorrer
Vinícius Nunes
O governo federal divulgou nesta quinta-feira (6) que receberá um novo voo de deportados dos Estados Unidos na sexta (7). Os brasileiros serão recebidos em Fortaleza (CE) e Belo Horizonte (MG) por integrantes do Itamaraty, do Ministério da Justiça e Segurança Pública e pela Polícia Federal (PF).
O novo voo sairá de Alexandria, no Estado norte-americano da Louisiana, e será acompanhado por diplomatas do Consulado-Geral do Brasil em Houston, Texas. Após breve escala em Porto Rico, a aeronave seguirá diretamente para Fortaleza, onde chegará na tarde da sexta. A Força Aérea Brasileira (FAB) disponibilizará uma aeronave para o deslocamento até Belo Horizonte.
+ Itamaraty vai cobrar EUA por 'tratamento degradante' a brasileiros deportados
Nas cidades brasileiras, o governo montará esquema de recepção e apoio para evitar episódios de violência e violação dos direitos humanos como os ocorridos em 24 de janeiro.
Na ocasião, deportados dos EUA chegaram ao Brasil algemados e com os pés acorrentados, não tiveram acesso a banheiro e viajaram em um avião com problemas no ar-condicionado.
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania criou um Posto de Acolhimento aos Repatriados para garantir que os expulsos dos EUA tenham acesso à internet, carregador de celular e canais para que possam entrar em contato com os familiares e obter orientações sobre serviços públicos de saúde, assistência social e trabalho.