Brasil e Canadá avançam na retomada de acordo comercial
Argentina, Paraguai e Uruguai participam das negociações; missão brasileira vai a Toronto em setembro para ampliar negócios
S
Hariane Bittencourt, SBT Brasil
26/08/2025, 02:44 • Atualizado em 26/08/2025, 02:44
compartilhar
O governo brasileiro e o Canadá anunciaram nesta segunda-feira (25) a retomada das negociações para um acordo de livre-comércio com o Mercosul, paralisadas desde 2021. A previsão é de que os trabalhos sejam reabertos em outubro, em reunião entre os chefes negociadores dos quatro países do bloco sul-americano e autoridades canadenses.
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
Segundo o comunicado conjunto, a decisão reforça o compromisso das duas nações em apoiar um sistema internacional de comércio baseado em regras claras, com a Organização Mundial do Comércio (OMC) como pilar central. Para os governos, a previsibilidade é essencial para garantir estabilidade e crescimento econômico.
Como movimento prático para estreitar laços, foi confirmada uma missão empresarial brasileira a Toronto, entre 10 e 12 de setembro, cuja agenda incluirá encontros com investidores, rodada de negócios e identificação de setores com maior potencial de cooperação. A iniciativa busca transformar intenções em acordos concretos entre companhias dos dois países.
A reabertura das tratativas também é vista como parte das estratégias de diversificação econômica. Tanto o Brasil quanto o Canadá apontam o fortalecimento dos fluxos de investimentos e a ampliação de mercados como prioridades para os próximos anos.
O comunicado destaca que a inclusão de Argentina, Paraguai e Uruguai reforça o caráter regional do processo, evidenciando a disposição do Mercosul e do Canadá em ampliar a cooperação econômica com impacto real em comunidades e setores estratégicos.
Brasil e Canadá avançam na retomada de acordo comercialArgentina, Paraguai e Uruguai participam das negociações; missão brasileira vai a Toronto em setembro para ampliar negóciosBrasil2025-08-26T02:44:43.163ZO governo brasileiro e o Canadá anunciaram nesta segunda-feira (25) a retomada das negociações para um acordo de livre-comércio com o Mercosul, paralisadas desde 2021. A previsão é de que os trabalhos sejam reabertos em outubro, em reunião entre os chefes negociadores dos quatro países do bloco sul-americano e autoridades canadenses. Segundo o comunicado conjunto, a decisão reforça o compromisso das duas nações em apoiar um sistema internacional de comércio baseado em regras claras, com a Organização Mundial do Comércio (OMC) como pilar central. Para os governos, a previsibilidade é essencial para garantir estabilidade e crescimento econômico. Como movimento prático para estreitar laços, foi confirmada uma missão empresarial brasileira a Toronto, entre 10 e 12 de setembro, cuja agenda incluirá encontros com investidores, rodada de negócios e identificação de setores com maior potencial de cooperação. A iniciativa busca transformar intenções em acordos concretos entre companhias dos dois países. A reabertura das tratativas também é vista como parte das estratégias de diversificação econômica. Tanto o Brasil quanto o Canadá apontam o fortalecimento dos fluxos de investimentos e a ampliação de mercados como prioridades para os próximos anos. O comunicado destaca que a inclusão de Argentina, Paraguai e Uruguai reforça o caráter regional do processo, evidenciando a disposição do Mercosul e do Canadá em ampliar a cooperação econômica com impacto real em comunidades e setores estratégicos.São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/brasil/brasil-e-canada-avancam-na-retomada-de-acordo-comercial