Bares e restaurante japonês são interditados em Botafogo (RJ) pela Vigilância Sanitária
Ação foi realizada na noite de sexta-feira (5); dez multas foram aplicadas


SBT News
com SBT Rio
A Vigilância Sanitária do Rio interditou na noite de sexta-feira (5) dois bares e um restaurante japonês em Botafogo, zona sul da cidade. Segundo a administração pública, os estabelecimentos estavam em péssimas condições sanitárias. Os fiscais encontraram baratas e fezes de roedores em cozinhas, áreas de preparo e estoques.
Onze estabelecimentos foram fiscalizados e 10 multas de aproximadamente R$ 4 mil (cada) aplicadas por desobediência a Edital de Interdição, falta de higiene nas instalações e na manipulação, alimentos impróprios, além de infestação por insetos e roedores.
A ação foi realizada nas ruas Voluntários da Pátria e Nelson Mandela, tradicional ponto de concentração de bares e restaurantes em Botafogo. Aproximadamente 430 kg de alimentos impróprios para o consumo humano foram inutilizados. Eles estavam mal acondicionados e com características alteradas
Os locais interditados terão que realizar adequações de estrutura e providenciar ajustes sanitários para que possam voltar a realizar atividades comerciais.
Ocupação da calçada
A ação teve ainda o objetivo de orientar os estabelecimentos em relação à ocupação irregular de calçadas com mesas e cadeiras. Bares e restaurantes podem utilizar o passeio em frente ao seu imóvel, porém, devem manter liberada uma área de 1,5m para a circulação de pedestres. Fiscais orientaram diversos estabelecimentos para que recolhessem mobiliários posicionados incorretamente.
"Os bares são grandes pontos de encontro de amigos ou famílias. Mas precisamos nos divertir sem ferir o direito do outro. A legislação precisa ser respeitada”, disse o secretário municipal de Ordem Pública, Marcus Belchior.









