Aumento nos casos de dengue faz hospital de MG convocar com urgência doadores de sangue
Número de doentes com chikungunya também subiu. Banco de sangue só tem recebido metade das doações que seriam necessárias por dia
Um banco de sangue de Ipatinga, na região do Vale do Aço, em Minas Gerais, convocou a população a doar sangue em caráter de urgência na unidade. O aumento dos casos de dengue e chikungunya é um dos motivos do apelo.
+ Dengue: Sintomas, vacina, tratamento e tudo mais que você precisa saber sobre a doença
O Banco de Sangue do Hospital Márcio Cunha informou que vem recebendo somente 30 doações diárias, enquanto o necessário seriam 60 por dia.
O déficit nos estoques é decorrente do período de férias e do carnaval que se aproxima. Nessa época, geralmente há diminuição de doadores. A emergência de saúde pública é agravada pelo cenário crítico de arboviroses, como dengue e chikungunya, transmitidas pelo Aedes aegypti.
Na semana passada, o hospital publicou que estava operando em níveis críticos diante do surto de dengue e chikungunya.
Todos os tipos sanguíneos são urgentemente necessários. “O Hospital Márcio Cunha conta com o apoio e solidariedade da população em somar no equilíbrio da hemoterapia do HMC. Doar sangue é um ato seguro que salva vidas”, informa a publicação.
De acordo com o Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue), os critérios básicos para doação de sangue são:
- Portar documento oficial e original de identidade com foto que contenha CPF e esteja dentro do prazo de validade (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação);
- Ter entre 16 e 69 anos de idade*, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos incompletos;
- Pesar acima de 50 quilos;
- Estar em boas condições de saúde;
- Estar alimentado, porém tendo evitado refeições pesadas (gordurosas) nas 3 horas que antecedem a doação.
*Os doadores menores de 18 anos acompanhados por um adulto, maior de 21 anos, deverão levar o Termo de Autorização de doação de menor de idade preenchido, com firma reconhecida em cartório, documento de identidade original com foto do menor e do responsável legal e cópia simples do documento de identidade de ambos, que ficarão arquivadas na instituição.
*Estagiária sob supervisão de Carolina Freitas