Após inundação, aeroporto Salgado Filho retoma embarques e desembarques
Terminal estava inoperante desde maio devido às enchentes; pousos e decolagens seguirão ocorrendo na Base Aérea de Canoas
O aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), retoma o embarque e desembarque de passageiros nesta segunda-feira (15). O terminal aéreo estava inoperante desde maio, quando foi inundado devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. Apesar da retomada, os pousos e decolagens seguirão ocorrendo na Base Aérea de Canoas.
Segundo a Fraport Brasil, concessionária do aeroporto, o acesso ao terminal será realizado pelo segundo piso, apenas pelas portas 5 e 6. O check-in e despacho de bagagem ocorrerá na área onde funcionava o check-in internacional, enquanto a inspeção de segurança e o embarque no ônibus que irá para a Canoas acontecerá no terceiro piso.
Já para o desembarque, um ônibus sairá de Canoas para levar os passageiros até o aeroporto. A descida será na estação de ônibus, onde serão retiradas as bagagens.
A Fraport ressalta que nenhum passageiro pode se deslocar diretamente até a Base Aérea de Canoas ou sair do local sem o acompanhamento das equipes da concessionária e da empresa aérea. Inicialmente, o terminal funcionará das 6h às 21h. A recomendação é que o passageiro se apresente no aeroporto 3h antes do seu voo.
A reabertura total do aeroporto Salgado Filho deve acontecer em dezembro. Equipes de manutenção se esforçam para limpar e reparar os estragos causados pelas inundações, que, conforme vistoria, deixaram um prejuízo de cerca de R$ 300 milhões.