Apagão na Universidade Federal do Rio Grande do Sul causa prejuízo milionário
Perdas ainda incluem a morte de 100 frangos. Aves muito sensíveis ao calor e que faziam parte de uma pesquisa cientifica sobre nutrição
Gabriela Lerina
Um apagão na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) causou prejuízos que podem chegar a milhões de reais. O corte de energia foi causado por uma máquina que rompeu acidentalmente cabos subterrâneos.
Perdas ainda incluem a morte de 100 frangos. Aves muito sensíveis ao calor e que faziam parte de uma pesquisa cientifica sobre nutrição.
"É complicado tu vê o animal em sofrimento, em agonia, né? Apesar de ser um animal de ensaio, é uma vida que a gente cuida", disse Danrlei Nogueira, aluno da Zootecnia
Por 30 horas, o campus da universidade federal, em Porto Alegre, ficou sem luz. O apagão foi causado pelo rompimento de cabos subterrâneos durante uma escavação feita pela CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), empresa de distribuição de energia. Alguns departamentos seguiram funcionando com geradores, não foi a situação da Faculdade de Agronomia.
"Tem prejuízo financeiro nos diferentes projetos de pesquisa. Mas tem outros que a gente não consegue contabilizar, como o prejuízo dos trabalhos dos alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado, pós-doutorado, a gente está estipulando em milhões de reais", disse Paulo Vitor Dutra de Souza, vice-diretor da Faculdade de Agronomia da UFRGS.
A luz foi restabelecida provisoriamente. A CPFL disse que está empenhada em resolver a questão o mais breve possível. A universidade ainda não informou se pedirá o ressarcimento.