Publicidade
Brasil

Apagão na Universidade Federal do Rio Grande do Sul causa prejuízo milionário

Perdas ainda incluem a morte de 100 frangos. Aves muito sensíveis ao calor e que faziam parte de uma pesquisa cientifica sobre nutrição

Imagem da noticia Apagão na Universidade Federal do Rio Grande do Sul causa prejuízo milionário
apagão ufrgs
Publicidade

Um apagão na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) causou prejuízos que podem chegar a milhões de reais. O corte de energia foi causado por uma máquina que rompeu acidentalmente cabos subterrâneos.

Perdas ainda incluem a morte de 100 frangos. Aves muito sensíveis ao calor e que faziam parte de uma pesquisa cientifica sobre nutrição.

"É complicado tu vê o animal em sofrimento, em agonia, né? Apesar de ser um animal de ensaio, é uma vida que a gente cuida", disse Danrlei Nogueira, aluno da Zootecnia

Por 30 horas, o campus da universidade federal, em Porto Alegre, ficou sem luz. O apagão foi causado pelo rompimento de cabos subterrâneos durante uma escavação feita pela CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), empresa de distribuição de energia. Alguns departamentos seguiram funcionando com geradores, não foi a situação da Faculdade de Agronomia.

"Tem prejuízo financeiro nos diferentes projetos de pesquisa. Mas tem outros que a gente não consegue contabilizar, como o prejuízo dos trabalhos dos alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado, pós-doutorado, a gente está estipulando em milhões de reais", disse Paulo Vitor Dutra de Souza, vice-diretor da Faculdade de Agronomia da UFRGS.

A luz foi restabelecida provisoriamente. A CPFL disse que está empenhada em resolver a questão o mais breve possível. A universidade ainda não informou se pedirá o ressarcimento.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade