Anac multa Aeroporto de Guarulhos em R$ 765,7 mil por falha na prestação de serviço a passageiros
Punição corresponde ao não cumprimento da disponibilidade de atendimento mínimo em horários de pico
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) multou em R$ 765,7 mil a concessionária GRU Airport, responsável pela gestão do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), por irregularidades na prestação de serviço a passageiros. A decisão foi divulgada na quarta-feira (4), pela diretoria colegiada da entidade.
Segundo a Anac, a multa corresponde ao não cumprimento da disponibilidade de atendimento mínimo de passageiros em horários de pico, o que elevou o tempo de espera dos viajantes em filas de embarque e de inspeção. A infração foi cometida entre junho de 2018 e maio de 2019, desrespeitando parte do Plano de Exploração Aeroportuária.
“No mesmo processo, a concessionária também foi multada em R$ 836,7 mil por descumprir o nível mínimo de atendimento de passageiros em embarques internacionais. Essa multa, no entanto, já foi paga pela concessionária”, informou a agência.
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Atualmente há sete processos sancionadores em tramitação na Anac contra infrações cometidas pela concessionária de Guarulhos por não cumprimento do contrato de concessão. Todas as ações, abertas de 2018 a 2022, são referentes à má prestação de serviços aos passageiros. Entre eles estão:
- Relação preço-qualidade dos estacionamento;
- Distância de caminhada no terminal;
- Limpeza dos banheiros;
- Relação preço-qualidade dos restaurantes;
- Não atendimento de níveis mínimos de atendimento a passageiros em sala de embarque e em terminais de passageiros.