Publicidade
Brasil

"Amigo, pai, marido": tese de doutorado da PUC busca humanizar Silvio Santos

Em livro que recebeu "nota 10" do próprio apresentador, pesquisador ressalta que Silvio é uma figura inseparável do Brasil popular

Imagem da noticia "Amigo, pai, marido": tese de doutorado da PUC busca humanizar Silvio Santos
Publicidade

O apresentador Silvio Santos foi tema de doutorado do professor de Língua Portuguesa Thiago Ramos e Mattos, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), que dedicou quatro anos de estudos para analisar as declarações que o apresentador concedia à imprensa no livro "Silvio Santos vem aí - a biografia-reportagem do 'patrão'", pela Dialética Editora.

+ Silvio Santos morre aos 93 anos em São Paulo

Uma delas foi:

"Os intelectuais não me compreendem. Querem que eu toque música clássica. Mas eu não gosto. Não adianta insistir. Meus programas são populares e eu me identifico com o povo. Não posso esquecer minhas origens de camelô", disse o apresentador, em entrevista ao Estadão, em 17 de agosto de 1983.

Em entrevista ao The Noite, comandado por Danilo Gentili, em 2022, o pesquisador ressaltou que sempre admirou o apresentador e tem uma memória afetiva de infância com os programas dele, em que assistia junto com vó materna, que, segundo ele, amava Silvio.

+ Silvio Santos é sepultado em São Paulo

Um dos pontos defendidos pela teste, inclusive, é de que Silvio sempre uniu sua veia artística aos negócios.

"Foi de corretor de anúncios nas barcas do Rio e Niterói a sócio e depois dono do Baú da Felicidade; dono de construtora, de concessionária de veículos, de plano de saúde e de organização médica, além de dono do Sistema Brasileiro de Televisão – SBT, o que viabilizou seus anúncios dos produtos do Grupo Silvio Santos para um número muito maior de pessoas.", escreve Thiago.

Sobre a escolha de Silvio como tema de análise, Thiago é categórico: "eu não poderia ter feito uma escolha melhor", disse o pesquisador.

Silvio deu nota 10 para o livro

O livro é uma biografia-reportagem, que analisa entrevistas, notícias e declaração sobre o apresentador, e foi autorizado por Silvio Santos. O apresentador deu nota dez ao trabalho.

Carta de Silvio para Thiago | Reprodução
Carta de Silvio para Thiago | Reprodução

Após lançamento, Thiago foi convidado para ir à casa de Silvio

Em entrevista ao The Noite, Thiago ressaltou que quando escreveu a tese, ele a levou para casa de Silvio, com seu nome escrito a lápis, e entregou para o jardineiro da residência. O funcionário, então, entregou o documento para o apresentador. Dias depois, Thiago foi surpreendido com uma ligação:

"Eu jamais imaginei que ele fosse me ligar, mas voltando do trabalho um dia, toca meu telefone. Eu falei "alô". Do outro da linha "posso falar com Thiago?". Eu desconfiei, minha família desconfiou, mas era o Silvio Santos. Ele quis saber tudo sobre o livro e disse que estava na página 235: 'estou adorando sua tese'. Quando o livro foi publicado, enviei uma cópia pra ele, e ele me convidou para ir à sua casa"., disse

Foi então que Thiago foi até à casa do apresentador e tomou com ele "o café mais gostoso" de sua vida. "Foi a realização de um sonho", disse.

Silvio Santos tomou um café com Thiago Ramos e Mattos | Divulgação
Silvio Santos tomou um café com Thiago Ramos e Mattos | Divulgação

O que diz o livro sobre Silvio?

Em seu livro, Thiago busca principalmente humanizar a figura de Silvio Santos a partir das ideias do sociólogo Erving Goffman

"Silvio não é só o dono do SBT, é o amigo, pai, marido, ser humano. E um ser humano maravilhoso, porque em sua magnanimidade, reconhecer o trabalho de um pesquisador, chamá-lo à casa dele, é uma coisa sem paralelo, sem precedentes"

Em seu trabalho, ele também busca misturar o erudito ao popular, já que analisa academicamente os enunciados de Silvio que foi, também, tema de interesse dos intelectuais.

Publicidade

Assuntos relacionados

Brasil
Silvio Santos
Luto
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade